Copersucar

Unindo o campo e a indústria, a Copersucar é uma comercializadora global de açúcar e etanol, com logística integrada em toda a cadeia de negócios, excelência operacional e geração de valor de forma sustentável.

Energia para nutrir e mover a vida

Sete bilhões de seres humanos: cada um com necessidades e sonhos que implicam em um aumento progressivo do consumo de alimento e de energia, gerando cada vez mais pressão sobre recursos que estão longe de ser inesgotáveis. Diante desta realidade, a Copersucar, alinhada aos preceitos estabelecidos pela COP21, acredita que as indústrias baseadas em recursos renováveis, como a nossa, têm um papel fundamental na construção de um futuro em que essas necessidades possam ser atendidas de maneira sustentável. Se quisermos de fato contribuir para sustentar a vida no planeta, necessitamos pesquisar e investir para tornar viáveis os cenários em que as chamadas energias alternativas alcancem o devido destaque. O etanol é uma das respostas a este desafio. Uma resposta pronta, competitiva, disponível e efetiva.

Os ganhos socioeconômicos e ambientais trazidos pela produção e pela oferta de alimentos – inclusive o açúcar, que tem papel fundamental na nutrição, quando consumido de forma equilibrada – e energia limpa, na forma de biocombustíveis, são pontos importantes a se observar na cadeia de valor da cana-de-açúcar. No longo prazo, representam certamente um dos caminhos a serem trilhados para garantir uma vida melhor para nós e para os que herdarem o planeta.

O Negócio

A Copersucar faz a conexão entre usinas e o cliente, comercializando o açúcar e o etanol em larga escala, ao mesmo tempo em que realiza a operação logística, com capacidade de integrar todos os elos da cadeia de valor. Esse é um dos grandes diferenciais de seu modelo de negócio, considerado único e de difícil replicação. Sua estratégia de crescimento e perenidade está alicerçada na gestão da sustentabilidade.

Estratégia em Ação

Com avanços notáveis em sua estratégia de internacionalização, crescimento e ganhos estruturais, a Copersucar segue investindo nesse triplo objetivo.

Dentre as iniciativas, destaca-se a Alvean, que vem acelerando a expansão global e ampliando operações. Mais do que uma coligada, a joint venture com a Cargill é também cliente. Hoje, a Copersucar realiza toda a logística para a exportação do açúcar comercializado pela Alvean a partir do Brasil.

A Copersucar também é acionista controladora da Eco-Energy, responsável por cerca de 16% do mercado de etanol nos Estados Unidos. Ao adquirir uma das principais companhias de etanol dos Estados Unidos, em 2012, a Copersucar se tornou uma líder mundial na comercialização do biocombustível.

No vetor logístico, a estratégia da Copersucar para o açúcar apoia-se no investimento em terminais multimodais para armazenagem e o transporte de açúcar, como em Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, e no Terminal Açucareiro Copersucar, no Porto de Santos (SP), com capacidade de movimentação de 10 milhões de toneladas de produto. Para o etanol, o principal ativo é o Terminal Copersucar de Etanol, em Paulínia (SP), integrado à Refinaria de Paulínia e ao sistema de etanoldutos da Logum. Essa estrutura garante à Copersucar a maior capacidade de armazenagem de açúcar e etanol do Brasil.

A companhia também investe em tecnologia, como é o caso do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), fundado pela Copersucar em 1969, e transformado no maior centro de biotecnologia de cana-de-açúcar do mundo, hoje sob a forma de uma empresa independente.

O posicionamento estratégico da Copersucar, por meio dessas iniciativas e parcerias, é um grande aliado do crescimento sustentável e diferencial competitivo para a atração de novos mercados e parceiros. Cada negócio da companhia é regido pela mesma filosofia corporativa, que busca a excelência em toda cadeia de valor.

Missão

A Copersucar tem como propósito gerar valor por meio da integração vertical da cadeia dos negócios de açúcar e etanol.

Cria valor de forma sustentável com base em:

• capacidade logística;
• operações comerciais diferenciadas: escala, relevância e confiabilidade; tomada de posição nos mercados físicos e de futuro; gestão de riscos; capacidade de arbitragem entre produtos, canais e origens;
• excelência operacional.

Visão

Líder no suprimento global de açúcar e etanol, com participação de 30% da produção nacional de cana-de-açúcar.

Tem presença relevante nos principais mercados mundiais e é comprometida com o sucesso dos clientes.

Sua marca é reconhecida como global player.

Seus profissionais são diferenciados por sua visão de negócio e competências voltadas para a criação de valor.

Valores

Nosso jeito de ser e fazer

Somos desafiadores

Questionamos os limites e nos colocamos desafios. Somos empreendedores. Fazemos acontecer com ética e seriedade.

Somos responsáveis

Para nós, o combinado não sai caro. Fazemos o que falamos. Assumimos riscos considerando os impactos de curto e longo prazo das nossas decisões e ações.

Somos ágeis

Temos senso de urgência, mas pensamos antes de agir. Respondemos de forma rápida às necessidades do mercado e de nossos clientes, com processos flexíveis e eficientes.

Somos profissionais

Valorizamos a meritocracia e a alta performance. Estimulamos o diálogo e o aprendizado. Investimos no desenvolvimento das pessoas e reconhecemos suas ideias e contribuições.

Somos colaborativos

Atuamos em rede. Agimos de forma integrada e global. Compartilhamos opiniões, conhecimentos e experiências em busca do desenvolvimento do negócio e das pessoas.

Governança

Além de um modelo de negócios considerado único no setor sucroenergético, a Copersucar estruturou também um modelo de governança corporativa transparente, incorporando as melhores práticas do mercado recomendadas pelo IBGC e também às regras do Novo Mercado da BM&FBovespa – segmento de listagem no mercado de capitais destinado à negociação de ações emitidas por empresas que se comprometem voluntariamente a adotar práticas de governança corporativa, além das exigidas pela legislação.

Estrutura Organizacional


Diretoria
Executiva

Presidente Paulo Roberto de Souza
Diretor Executivo de Operações Ariosto Da Riva Neto
Diretor de Estratégia e Participações Alieksiei Martins
Diretor de RH e Gestão André Camargo
Diretor Financeiro Augusto Durand
Diretor Jurídico e de Governança Júlio Boada
Diretor de Controladoria e de Relações com Usinas Tomas Manzano

Conselho de
Administração

Presidente Luís Roberto Pogetti
Conselheiro Antônio Eduardo Tonielo
Conselheiro Antonio José Zillo
Conselheiro Carlos Dinucci
Conselheiro Carlos Ubiratan Garms
Conselheiro Clésio Antonio Balbo
Conselheiro
(Membro Independente)
Geraldo José Carbone
Conselheiro
(Membro Independente)
José Luciano Duarte Penido
Conselheiro Luiz Roberto Kaysel Cruz
Conselheiro Norberto Bellodi
Conselheiro Sandro Henrique Sarria Cabreira

Compromisso Ético

A Copersucar acredita que a ética é um valor indispensável no ambiente de negócio e condição essencial para o crescimento sustentável da Companhia e de seus parceiros. Esse comportamento exige um comprometimento genuíno para o equilíbrio das relações mantidas no exercício das atividades profissionais, em todos os níveis.

Para guiar suas relações com colaboradores, clientes, fornecedores e demais stakeholders, a Copersucar elaborou o seu Código de Conduta e Ética nos Negócios e mantém um canal permanente para receber relatos de situações que possam infringir a ética.

Canal Ético

Qualquer pessoa pode relatar situações consideradas antiéticas, tanto nas relações internas quanto externas. As informações poderão ser encaminhadas em português e inglês. É possível se identificar, com total confidencialidade, ou optar pelo anonimato.

O Canal Ético pode ser acessado pelos meio aos lado: site, telefone ou e-mail, com garantia de confidencialidade.

Usinas

A cadeia produtiva da Copersucar começa nas 35 usinas, pertencentes a 20 grupos econômicos, e espalhadas por quatro Estados do Centro-Sul brasileiro: São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Goiás. Elas são as responsáveis pela matéria-prima, a cana-de-açúcar, e pela fabricação, a partir desse insumo, de açúcar e de biocombustível.​ A Copersucar e as Usinas Sócias são empresas autônomas e conduzem suas políticas corporativas de forma independente.

Empresas Coligadas

Estados Unidos
Franklin, TN
6100 Tower Circle, Suite 500
37067
+1 (615) 778-2898

Saiba mais em: http://eco-energy.com

Comércio e Distribuição


A Eco-Energy, nos Estados Unidos, atua na comercialização e distribuição de biocombustíveis. Fundada em 1992, está entre as líderes do setor na América do Norte. As operações combinadas da Copersucar e da Eco-Energy constituem a maior plataforma global de biocombustíveis. A Eco-Energy promove soluções inovadoras e alavanca a geração de valor na cadeia de suprimentos no setor de biocombustíveis. A Copersucar controla 100% da companhia.

Suíça
Genebra
14, Chemin De Normandie
1206
+41 (22) 309-6200

Saiba mais em: http://alvean.com.br

Comércio


Líder global no setor de açúcar desde sua criação, em 2014, a Alvean é especialista na originação, comercialização e trading de açúcar bruto e branco. A joint-venture formada pela Copersucar e pela Cargill possui escritórios comerciais em 10 países e operações em todos os continentes. A Copersucar detém 50% da empresa.

Brasil
Piracicaba/SP
Fazenda Santo Antônio – Santo Antônio
13400-970
+ 55 (19) 3429-8199

Saiba mais em: http://www.ctcanavieira.com.br/

Pesquisa e Desenvolvimento


O Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) foi criado em 1969, como área de pesquisa e desenvolvimento de variedades de cana da Copersucar. É o maior centro de desenvolvimento de biotecnologia de cana-de-açúcar do mundo. Em 2011, já como instituição privada sem fins lucrativos, foi transformado em sociedade anônima, com 154 acionistas, dentre os principais players do setor. A Copersucar detém 17,7% da sociedade e é a maior acionista.

Brasil
São Paulo/SP
Rua Pedroso Alvarenga, 990 – 2º andar – Edifício Atlanta – Itaim Bibi
04531-004
+55 (11) 3390-8600

Saiba mais em: http://www.logum.com.br

Logística


A Logum Logística S.A foi criada em parceria com a Petrobras por grupos do setor sucroenergético – entre os quais a Copersucar – para formar um sistema integrado de distribuição de etanol por dutos. A Copersucar detém 24% da empresa

Selecione uma unidade no mapa para visualizar mais informações
TERMINAL AÇUCAREIRO COPERSUCAR • SANTOS (SP)
Av. Cândido Gafree, s/n • Armazéns VI, XI, XVI e XXI • 11013-240 • Santos/SP
+55 13 3226 2100
+55 13 3226 2147

O Terminal Açucareiro Copersucar (TAC), localizado no Porto de Santos (SP), foi inaugurado em 1998, sendo um ponto estratégico para as atividades de exportação da companhia. Em 2013, foi reconstruído e sua capacidade ampliada. Com a criação da Alvean, houve um aumento na movimentação com a exportação de açúcar proveniente de usinas não-sócias. Também houve uma diversificação na movimentação de cargas, com embarques de soja e de milho, possibilitando maior utilização da capacidade do terminal e o alcance da meta operacional.

Capacidade de armazenagem estática: 300 mil toneladas de açúcar a granel.
Capacidade nominal de embarque: 10 milhões de toneladas (5,4 mil toneladas/hora).
Maior eficiência de recepção e descarga: 36 mil toneladas/dia.
Velocidade de carregamento de navios: 60 mil toneladas/dia.
Atendimento a embarcações de grande porte: acima de 70 mil toneladas.
Maior utilização do transporte ferroviário: eliminação estimada de 100 mil viagens por ano de caminhões.

RESOLUÇÃO ANTAQ 3274/14
fechar

RESOLUÇÃO ANTAQ 3274/14

TARIFA DE REFERÊNCIA PARA SERVIÇOS PADRONIZADOS
(EXCETO CLIENTES QUE TENHAM ACORDO INDIVIDUAL COM TERMINAL)

Base safra 2017/2018:

  • Tarifa padrão de elevação de R$45/ton
TERMINAL COPERSUCAR DE ETANOL • PAULÍNIA (SP)
Av. Paris, 4077 • Bairro Cascata • 13146 061 • Paulínia/SP
+55 19 3833 9600

O Terminal Copersucar de Etanol (TCE) iniciou sua operação em setembro de 2014 em Paulínia (SP). Em 2016, houve a ampliação da operação com dois dutos, com 1,8 km de extensão cada, que interligam o TCE à Replan – Refinaria da Petrobras, localizada na mesma cidade, do qual existe a conexão com o etanolduto da Logum.

Capacidade de armazenagem: 180 milhões de litros.
Capacidade de operação: 2,3 bilhões de litros de etanol por ano.
2015-2016: O volume de etanol movimentado por dutos corresponde a 10.972 viagens rodoviárias.

TERMINAL MULTIMODAL COPERSUCAR • RIBEIRÃO PRETO (SP)
Rua Peru, 2400 • Distrito Industrial Coronel Quito Junqueira • 14075 310 • Ribeirão Preto/SP
+55 16 3628 2162
+55 16 3628 2152

O terminal multimodal (rodoviário e ferroviário) começou a operar em 2010 e concentra suas atividades nas operações de transbordo: recebe açúcar via transporte rodoviário e embarca em ferrovia, com destino ao Terminal Açucareiro Copersucar (TAC) no Porto de Santos (SP). Desde a sua inauguração, a unidade recebeu investimentos que aumentaram a capacidade anual de movimentação de açúcar.

Capacidade de armazenagem: 70 mil toneladas
Capacidade de movimentação: 1,5 milhão de toneladas de açúcar por ano
Pera Ferroviária: capacidade para receber 89 vagões.

 

TERMINAL MULTIMODAL COPERSUCAR • SÃO JOSÉ DO RIO PRETO (SP)
Rua Silva Jardim, s/n - Estação Ferroviária • 15025 065 • Pq Industrial • São José do Rio Preto/SP
+55 17 3212 1788
+55 17 3212 1811

Inaugurado em 2011, o terminal multimodal (rodoviário e ferroviário) tem capacidade de movimentação de 700 mil toneladas de açúcar por ano. Com operações de transbordo, a unidade recebe açúcar via transporte rodoviário e embarca em ferrovia, com destino ao Terminal Açucareiro Copersucar, no Porto de Santos (SP).

Balbo Santo Antônio
Fazenda Santo Antônio, s/nº, Campinho, Sertãozinho (SP)
Caixa Postal 536, CEP: 14160-570.
(16) 3946-4000
Balbo São Francisco
Fazenda São Francisco, s/nº, Zona Rural, Sertãozinho (SP)
Caixa Postal 537, CEP 14174-000.
(16) 3946-7000
Balbo Uberaba
Fazenda Uberaba, Rodovia Municipal 304, km 2,5, Entrada ng 190, Caixa Postal 402, CEP 38020-970.
(34) 3317-8000.
Caçu
Rodovia Municipal de Vicentinopolis a Porteirão, Km 10 + 12, s/n, Zona Rural, Vicentinópolis (GO)
Caixa Postal 27, CEP:75555-000
(64) 3691-1999
Cerradão
Rodovia MG-255, Km 30, Zona Rural, Frutal (MG)
Caixa Postal 4, CEP: 38200-000.
(34) 3421-1800
Cocal Narandiba
Estrada Municipal NRD, 267, Fazenda Gênesis, Narandiba (SP)
Caixa Postal 16, CEP: 18220-000.
(18) 3992-9020
Cocal Paraguaçu Paulista
Parque Industrial Dr. Camilo Calazans de Magalhães, Paraguaçu Paulista (SP)
Caixa Postal 91, CEP: CEP: 19700-000.
(18) 3361-8888 / (18) 3361-8885
Ferrari
Rodovia SP-215, Km 84, Fazenda da Rocha s/nº, Zona Rural, Pirassununga (SP)
Correspondência para: Ferrari Agroindústria S/A, Caixa Postal 35, Porto Ferreira (SP)
(19) 3565-4665
Furlan Avaré
Rodovia Presidente Castello Branco, s/nº, km 254, Fazenda das Flores, Avaré (SP)
Caixa Postal 173, CEP: 18702-310.
(14) 3711-3100
Furlan Santa Bárbara
Rodovia SP-304, km 143,5, Bairro Alambari, Santa Barbara D'Oeste (SP)
Caixa Postal 127/128, CEP 13450-970.
(19) 3026 4600 / 3499-1600
Jacarezinho
Rodovia BR-153, Km 9, Bairro Costa Jr., Jacarezinho (PR)
CEP 86400-000
(43) 3511-1400
Melhoramentos
Estrada Jussara, s/nº, Jussara (PR)
Caixa Postal 5, CEP 87230-000
(44) 3628-8000
Melhoramentos Nova Londrina
Rodovia BR-376, km 36, lote 4-A, s/nº, Nova Londrina (PR)
CEP 87970-000.
(44) 3432-1113
Pedra Buriti
Fazenda São Luiz da Esplanada, Buritizal (SP), Caixa Postal 2, CEP: 14570-000.
(16) 3171-4500
Pedra da Pedra
Fazenda da Pedra, Serrana (SP), Caixa Postal 2, CEP: 14150-000.
(16) 3987-9000
Pedra Ipê
Rodovia General Euclides de Oliveira Figueiredo, Km 167, Nova Independência (SP), Caixa Postal 2, CEP: 16940-000.
(18) 3744-9400
Pitangueiras
Estrada Vicinal Possidônio de Andrade Neto (Pitangueiras/Jaboticabal), Km 8, Fazenda Santa Rita, Pitangueiras (SP), Caixa Postal 11, CEP: 14750-000.
(16) 3952-9300
Santa Adélia Jaboticabal
Rodovia SP-326, Km 332, Jaboticabal (SP), CEP: 14870-970.
(16) 3209-2000
Santa Adélia Pereira Barreto
Rodovia SP-310, Km 643, Pereira Barreto (SP), CEP: 15370-000.
(18) 3704-8010
Santa Adélia Pioneiros
Fazenda Santa Maria da Mata, s/nº, Sud Mennucci (SP), CEP: 15360-000.
(18) 3786-9000
Santa Lúcia
Usina Santa Lúcia S.A., Zona Rural, Araras (SP), Caixa Postal 31, CEP: 13600-970.
(19) 3547-3955
Santa Maria
Rodovia Otavio Pillon, Km 3,5, Bairro São Francisco, Cerquilho (SP), Caixa Postal 19, CEP: 18520-000.
(15) 3284-8000
São José da Estiva
Fazenda Três Pontes, Novo Horizonte (SP), CEP:14960-000.
(17) 3542-9500
São Luiz S.A.
Fazenda Santa Maria, Ourinhos (SP), Caixa Postal 158, CEP 19900-970.
(14) 3302-2000
São Manoel
Fazenda Boa Vista, São Manuel (SP), Caixa Postal 127, CEP 18650-000.
(14) 3812-1100
Titoto Cunali Iacanga
Rodovia Cezário José de Castilho, Fazenda Nova, s/n°, Zona Rural, Iacanga (SP), CEP: 17180-000.
(14) 3294-9000
Titoto Cunali Ipiranga Descalvado
Estrada Municipal Guilherme Scatena, s/nº, Zona Rural, Descalvado (SP), CEP: 13690-000.
(19) 3590-1000
Titoto Cunali Mococa
Rodovia SP-338, Km 287, s/n, Fazenda Santa Emília, Mococa (SP), CEP: 13730-971.
(19) 3666-7000
Umoe Bioenergy II
Fazenda Taquarussu, s/nº, Zona Rural, Sandovalina (SP), Caixa Postal 07, CEP: 19250-000
(18) 3277-9900
Viralcool Castilho
Fazenda Santa Amália, Castilho (SP), Caixa Postal 17, CEP: 16920-000.
(18) 3741-9100
Viralcool Destilaria Santa Inês
Fazenda Córrego das Pedras, Sertãozinho (SP), Caixa Postal 508, CEP: 14177-970.
(16) 2105-2066
Viralcool Pitangueiras
Fazenda Santa Cecília s/n°, Pitangueiras (SP), Caixa Postal 6, CEP: 14750-000.
(16) 3952-9900
Zilor Barra Grande
Rodovia Marechal Rondon, Km 289, Lençóis Paulista (SP), Caixa Postal 356, CEP: 18680-900.
(14) 3269-9000
Zilor Quatá
Fazenda Quatá, s/nº, Quatá (SP), Caixa Postal 21, CEP: 19780-000.
(18) 3366-9800
Zilor São José
Usina São José, s/nº, Macatuba (SP), Caixa Postal 25, CEP: 17290-000.
(14) 3269-9000
COPERSUCAR S.A.
Avenida Paulista, 287 - 1º, 2º e 3º andares • 01311 000 • São Paulo/SP • Brasil
+55 11 2618 8166
+55 11 2618 8355

A sede da Copersucar está em uma das principais avenidas da cidade de São Paulo desde 2007.

Alvean
14, Chemin De Normandie • 1206 • Genebra • Suíça

+41 22 309 6200

Líder global no setor de açúcar desde sua criação, em 2014, a Alvean é especialista na originação, comercialização e trading de açúcar bruto e branco. Com sede na Suíça, a joint-venture formada pela Copersucar e pela Cargill, possui escritórios comerciais em 10 países e operações em todos os continentes.

Alvean Brasil
Avenida Paulista 287 - 2° andar • 01311 000 • São Paulo (SP) • Brasil
+55 11 2618 8322

Líder global no setor de açúcar desde sua criação, em 2014, a Alvean é especialista na originação, comercialização e trading de açúcar bruto e branco. Com sede na Suíça, a joint-venture formada pela Copersucar e pela Cargill, possui escritórios comerciais em 10 países, dentre eles, o Brasil, e operações em todos os continentes.

Centro de Tecnologia Canavieira (CTC)
Fazenda Santo Antônio – Santo Antônio • 13400-970 • Piracicaba (SP) • Brasil
+ 55 19 3429 8199

O Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) foi criado em 1969, e é hoje o maior centro de desenvolvimento de biotecnologia de cana-de-açúcar do mundo. Sediado em Piracicaba (SP), conta com uma estação de cruzamento de variedades (hibridação) em Camamu (BA) e 12 pólos regionais para oferecer materiais adaptados às diferentes realidades do agricultor brasileiro.

Eco-Energy
6100 Tower Circle, Suite 500 • 37067 • Franklin, TN • Estados Unidos
+1 615 778 2898

A Eco-Energy atua na comercialização e distribuição de biocombustíveis. Fundada em 1992, ocupa posição de liderança no ramo nos EUA e tornou-se líder global ao somar-se à Copersucar em 2012. Com sede em Franklin, no Tennessee, possui uma estrutura própria de 11 tanques de armazenagem, 11 terminais de transbordo, quatro terminais ferroviários e 19 usinas produtoras exclusivas.

Logum
Rua Pedroso Alvarenga, 990 – 2º andar Edifício Atlanta – Itaim Bibi • 04531-004 • São Paulo (SP) • Brasil
+55 11 3390 8600

A Logum Logística S.A foi criada em parceria com a Petrobras por grupos do setor sucroenergético – entre os quais a Copersucar – para formar um sistema integrado de distribuição de etanol por dutos. O etanol é captado por meio de oito terminais próprios e transportado por dutos que interligam as principais regiões produtoras do País aos grandes centros de consumo do combustível.

Copersucar em Números

No ano safra 2015-2016

  • Líder global no comércio de açúcar e etanol.
  • 20ª maior empresa do Brasil, segundo o jornal Valor Econômico (Anuário Valor 1000 - 2016).
  • Uma das 10 Melhores em Governança Corporativa, segundo o jornal O Estado de S. Paulo (Estadão Empresas Mais - 2016).
  • Maior e melhor empresa do setor de bioenergia do Brasil, segundo a revista Globo Rural (500 Maiores e Melhores do Agronegócio - 2016).
  • Maior capacidade de armazenagem de açúcar e etanol no Brasil.

Market Share

Com atuação direta ou por meio de participações, a Copersucar S.A. é líder no mercado mundial de açúcar e etanol.

Açúcar

A Copersucar é a maior exportadora brasileira de açúcar, e ampliou ainda mais a presença internacional por meio da Alvean, que tem como principal atividade a comercialização global da commodity. Na Safra 2016-2017, 5,3 milhões de toneladas foram comercializadas, sendo 3,5 milhões destinadas ao mercado externo. A Alvean, por sua vez, originou mais de 5,4 milhões de toneladas no Brasil, para atendimento aos clientes internacionais.

Etanol

Com a aquisição da Eco-Energy, a Copersucar tornou-se a maior plataforma global de biocombustíveis. Juntas, as duas empresas comercializaram, na Safra 2016-2017, 13,4 bilhões de litros de etanol. A Eco-Energy movimentou, no período, 9,2 bilhões de litros. A Copersucar comercializou mais de 4 bilhões de litros, sendo 0,5 bilhão destinados às exportações.

Safra (2015-2016)

Números Etanol

Números Açúcar

  • Mundo: 116,2 bilhões de litros
  • Movimentação
    Eco-energy:
    9,2 bilhões de litros
  • Movimentação
    Copersucar:
    4,2 bilhões de litros
1) Ano calendário 2) Ano-safra (abr-mar), Fonte: LMC, Eco-Energy e Copersucar.
  • Comercialização
    Mundo:
    65 milhões de toneladas
  • Movimentação
    Alvean:
    12,1 milhões de toneladas
  • Movimentação
    Copersucar:
    5,3 milhões de toneladas
1) Ano calendário 2) Ano-safra (abr-mar), Fonte: UNICA, LMC e Copersucar. Dados de exportação Ano-Safra 16-17.

Reconhecimentos

ANUÁRIO DO AGRONEGÓCIO – A Copersucar recebe mais um troféu como melhor empresa no setor de Bioenergia, da revista Globo Rural.

EMPRESAS MAIS – A Copersucar é eleita como uma das “10 Empresas Líderes em Governança”, no prêmio organizado pelo jornal O Estado de S. Paulo.

PRÊMIO MarCO – A revista Época Negócios destaca a Copersucar como “marca de maior prestígio” na categoria Agronegócio.

ANUÁRIO VALOR 1000 – A Copersucar é a maior no setor de Açúcar e Álcool e 20ª maior empresa do Brasil.

PREMIUM SUPPLIERS – A Copersucar recebe o troféu bronze, pela busca e aperfeiçoamento contínuo de qualidade pela Coca-Cola FEMSA Brasil

MAIS VALOR PRODUZIDO (MVP) – A Copersucar figura no ranking por ser uma das empresas que geram mais valor sustentável por stakeholder, pela Dom Strategy And Partners/CIP.

ANUÁRIO DO AGRONEGÓCIO – Eleita a melhor empresa do setor de Bioenergia na 11ª edição da revista Globo Rural.

ANUÁRIO VALOR 1000 – A Copersucar é segunda colocada no ranking das melhores empresas, além de se destacar como maior empresa no setor de Açúcar e Álcool.

FORNECEDORA PRATA – A Copersucar é reconhecida por seu trabalho pela Coca-Cola FEMSA Brasil.

ANUÁRIO DO AGRONEGÓCIO – A Companhia é escolhida novamente a melhor empresa do setor de Bioenergia, pela revista Globo Rural.

ANUÁRIO VALOR 1000 – A Copersucar é destaque como maior empresa do setor de Açúcar e Álcool por seu desempenho econômico-financeiro, em pontuação obtida a partir de oito critérios contábeis.

ANUÁRIO DO AGRONEGÓCIO – A Copersucar foi premiada nas categorias Bioenergia e Comércio Exterior, da revista Globo Rural.

ANUÁRIO VALOR 1000 – A Copersucar é 29ª maior empresa do País.

LOGÍSTICA AGROINDUSTRIAL – Homenageada pelo Grupo de Pesquisa e Extensão da ESALQ-LOG como empresa que mais demandou projetos nos dez anos de atuação do grupo.

FORNECEDORA OURO – A Copersucar é reconhecida por seu trabalho pela Coca-Cola FEMSA Brasil, em sua categoria principal.

ANUÁRIO DO AGRONEGÓCIO – A Copersucar é vencedora pelo terceiro ano nas categorias Açúcar e Álcool e Comércio Exterior, na premiação promovida pela revista Globo Rural.

ANUÁRIO VALOR 1000 – A Copersucar é a primeira classificada nos quesitos de Rentabilidade e Giro do Ativo no setor de Açúcar e Álcool.

ÉPOCA 360º – A Copersucar é a maior no setor do Agronegócio, na lista divulgada pela revista.

AS MELHORES DA DINHEIRO – A empresa é a única do setor sucroenergético classificada entre as melhores do agronegócio, no anuário da revista IstoÉ Dinheiro.

ANUÁRIO DO AGRONEGÓCIO – A Copersucar é vencedora em duas categorias, novamente, Açúcar e Álcool e Comércio Exterior, na premiação promovida pela revista Globo Rural.

ANUÁRIO DO AGRONEGÓCIO – A Copersucar é vencedora em duas categorias Açúcar e Álcool e Comércio Exterior, na premiação promovida pela revista Globo Rural.

ANUÁRIO DO AGRONEGÓCIO – A Copersucar é vencedora na categoria Açúcar e Álcool, na premiação promovida pela revista Globo Rural.

ANUÁRIO DO AGRONEGÓCIO – A Copersucar é vencedora na categoria Açúcar e Álcool desde 2006, na premiação promovida pela revista Globo Rural.

Linha do Tempo

Copersucar passa a controlar 100% da Eco-Energy.

A Copersucar torna-se consignatária de carta aberta proposta pelo Fórum Econômico Mundial para o estabelecimento de um acordo climático para redução da emissão dos Gases de Efeito Estufa (GEE) e em prol do crescimento e da geração de empregos.

O Terminal Açucareiro Copersucar, no Porto de Santos, passa a exportar com capacidade de 10 milhões de toneladas por ano.

Copersucar e a Cargill formalizam a criação da Alvean Sugar SL, joint venture com 50% de participação de cada empresa sócia, especializada na originação e comercialização global de açúcar bruto e branco.

É inaugurado o Terminal Copersucar de Etanol (TCE) em Paulínia/SP com capacidade de operar 2,3 bilhões de litros de etanol por ano.

Aumento da participação no mercado global de etanol por meio da criação da Copersucar North America, que detém o controle acionário da Eco-Energy Biofuels, trading de biocombustíveis nos Estados Unidos, maior mercado mundial de etanol.

A Copersucar inaugura o Terminal Multimodal de Ribeirão Preto (SP).

A Copersucar associa-se a outros grandes grupos empresariais, por meio da Logum Logística S.A. para realização de investimentos em logística por dutos.

Conquista de importante certificação de sustentabilidade: Bonsucro®.

Início das atividades do Terminal de São José do Rio Preto (SP)

A Cooperativa de Produtores de Cana-de-Açúcar, Açúcar e Álcool do Estado de São Paulo completa 50 anos.

Começa a operar, em 1º de outubro, a Copersucar S.A., nascendo assim a maior no mercado nacional e uma das maiores exportadoras mundiais de açúcar e etanol. Ela também passa a originar produtos de usinas não-sócias.

Copersucar deixa a Mooca e ocupa três andares no recém-inagurado Edifício Santa Catarina, projetado por Ruy Ohtake, na Avenida Paulista.

Copersucar foca em operação de larga escala e vende a Companhia União.

Transformação do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) em associação.

 

 

Inauguração do Terminal Açucareiro Copersucar (TAC), no Porto de Santos (SP), um passo estratégico para os avanços da companhia na exportação.

Copersucar intensifica as exportações após a abertura do mercado provocada pela extinção do órgão regulador do setor sucroenergético, o Instituto do Açúcar e do Álcool (IAA).

Copersucar deixa o prédio na Rua Boa Vista no Centro e muda sua sede para a fábrica da União, na Rua Borges Figueiredo, na Mooca.

Copersucar participa ativamente da criação do Programa Pró-Álcool, que buscava substituir os combustíveis veiculares derivados do petróleo pelo álcool combustível.

Copersucar patrocina a primeira equipe brasileira de Fórmula 1: a Copersucar Fittipaldi. O carro participou de 104 GPs e ajudou a consolidar a imagem do Brasil no esporte.

Aquisição da Companhia União (Açúcar e Café) e ingresso no segmento de varejo.

A Cooperativa investe em pesquisa e desenvolvimento no setor sucroenergético, criando o Centro de Tecnologia Copersucar (CTC), transformado em Centro de Tecnologia Canavieira anos mais tarde.

A Cooperativa de Produtores de Cana-de-Açúcar, Açúcar e Álcool do Estado de São Paulo, criada em 1959 era conhecida inicialmente como Cooperativa Central. Em sua fundação, contava com apenas dez unidades produtoras paulistas e duas entidades cooperativas regionais: a Coopira e a Coopereste.