Copersucar assina carta aberta e compromete-se com acordo climático global

24/11/2015

Documento proposto pelo Fórum Econômico Mundial foi assinado por 78 companhias

A Copersucar, maior comercializadora de açúcar e etanol do mundo, é cosignatária de carta aberta proposta pelo Fórum Econômico Mundial em que os CEOs das maiores multinacionais do Brasil, China, Europa, Índia e Estados Unidos clamam aos líderes globais ações efetivas que alcancem um ambicioso acordo climático para redução da emissão dos Gases de Efeito Estufa (GEE) e em prol do crescimento e da geração de empregos.

No documento, 78 companhias – uma coligação intersetorial facilitada pelo Fórum Econômico Mundial que inclui bancos, indústrias, construção e energia e que representam US$ 2,13 trilhões em receita -, comprometem-se com os governos a encontrarem juntos soluções climáticas antes da conferência da COP-21, em Paris, em dezembro de 2015. O principal objetivo da COP-21 é costurar um novo acordo entre os países para a redução de GEE.

Dessa maneira, a Copersucar fortalece seu compromisso com a sustentabilidade, vetor estratégico para a criação de novas oportunidades de negócio, reduzindo riscos de mercado e gerando benefícios para a sociedade. “Na Copersucar nos dedicamos ao crescimento aberto e sustentável de nossos negócios. Como comercializadora global de etanol, a Copersucar acredita que o biocombustível renovável representa um grande potencial para a mitigação das emissões dos Gases do Efeito Estufa (GEE) e uma enorme contribuição para o planeta. Estamos confiantes de que estamos construindo um legado duradouro”, afirma o diretor-presidente da Copersucar, Paulo Roberto de Souza.

O movimento proposto pelo Fórum Econômico Mundial é parte de um esforço contínuo das companhias signatárias para entregar uma herança permanente em prol de um desenvolvimento sustentável para o planeta. Dessa maneira, os CEOs esperam reforçar a mensagem de comprometimento com os governos de que eles terão o apoio das empresas para que medidas sejam tomadas no combate às mudanças
climáticas. “Postergar ações não é uma opção”, diz uma das mensagens da carta.

Os CEOs se comprometem a:

  • Reduzir a pegada ambiental e de carbono e colaborar nas cadeias de abastecimento;
  • Atuar como embaixadores para a ação climática, com foco em soluções e oportunidades econômicas;
  • Gerenciar os riscos climáticos e incluí-los na tomada de decisões, percebendo oportunidades de crescimento sustentável.

Combustível de baixo carbono

Em outra iniciativa também voltada para a COP-21, a Copersucar se uniu a um time de companhias globais para apresentar na conferência oportunidades para a redução das emissões de Gases de Efeito Estufa oriundas especificamente do transporte. Foi a primeira vez na história que as onze principais empresas de combustível de baixo carbono do mundo se reuniram para publicar um guia completo de tecnologias sustentáveis que já estão disponíveis ao mercado no ramo de combustíveis.

O projeto, uma iniciativa da WBCSD (World Business Council for Sustainable Development), irá ajudar países e empresas a identificar as soluções mais adequadas e que lhes permitam cumprir os compromissos climáticos para além de Paris. Hoje, apenas 3% dos combustíveis de transporte são de baixo carbono. Segundo a Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês), essa porcentagem deve atingir os 10% até 2030, isso se quisermos continuar com o crescimento econômico e cumprir a meta de não ultrapassar o aquecimento em 2°C até o fim do  século.

A Copersucar tornou-se membro do WBCSD em julho de 2015, integrando-se a um grupo de 200 companhias espalhadas pelo mundo que atuam com visão nos negócios sustentáveis. A parceria possibilita à Copersucar fortalecer seu compromisso com a sustentabilidade. O WBCSD é a mais importante instituição em sustentabilidade empresarial no mundo e conta com quase 60 conselhos nacionais e regionais em 36 países e de 22 setores industriais.

Outras iniciativas

A Companhia também já construiu outras iniciativas importantes na ampliação da sustentabilidade do negócio, alcançando a marca de 9,4 milhões de toneladas de cana-de-açúcar com a certificação Bonsucro™, organização que é referência mundial em sustentabilidade na produção de cana e seus derivados. A meta prevista de aumento de volume certificado foi superada em 74% pelas usinas associadas. Destaque também para a ampliação de nove para 31 o número de usinas já homologadas no programa Renewable Fuel Standard (RFS2) da Environmental Protection Agency (EPA), agência norte-americana de proteção ambiental, o equivalente a 86% das Usinas Sócias produtoras de etanol.

Outra marca obtida pela Companhia foi a redução dos valores de intensidade de carbono de 10 usinas no programa Low Carbon Fuel Standard (LCFS) do California Air Resources Board (CARB), atribuídos ao aumento do percentual de mecanização da colheita e venda de energia.

Para acessar a carta aberta, original em inglês, acesse este link: https://goo.gl/2KSy4G

Sobre a Copersucar

A Copersucar é líder global na comercialização de açúcar e etanol. Seu modelo de negócio, considerado único, combina a oferta em larga escala de produtos de alta qualidade com um sistema integrado de logística, transporte, armazenamento e comercialização, no Brasil e no mercado internacional. Leia mais sobre as iniciativas sustentáveis da companhia: http://www.copersucar.com.br/relatorio2014/

Informações para a Imprensa:
COMUNICAÇÃO MAIS
Milton Pazzi Jr.
(11) 3874-2028
milton.pazzi@comunicacaomais.com.br

Maria Fernanda Ribeiro
(11) 3874-2040
maria.fernanda@comunicacaomais.com.br