Copersucar bate recorde de movimentação no Terminal de Santos

18/05/2016

Aumento na demanda, diversificação de cargas e maior produtividade explicam a marca história

O Terminal Açucareiro Copersucar (TAC) superou no Ano-Safra 2015/2016 sua marca histórica de movimentação, com 6,2 milhões de toneladas embarcadas. O recorde anterior, de 5,2 milhões de toneladas, havia sido registrado no Ano-Safra 2012/2013. Em relação à safra anterior (2014/2015, com 3,7 milhões de toneladas embarcadas), o crescimento foi de 68%, considerando que o desempenho no período foi afetado pelas obras de reconstrução do terminal.

Com a criação da Alvean (joint venture entre a Copersucar e a Cargill), houve um aumento da demanda de elevação, com o incremento da originação de açúcar. Também houve uma diversificação na movimentação de cargas, pois, além do açúcar, o TAC também realizou embarques de soja e milho, o que possibilitou maior utilização da capacidade e o atingimento da meta operacional.

As obras de reconstrução (após o incêndio em outubro de 2013) foram concluídas em março de 2015, e desde então o TAC entrou em sua capacidade plena de movimentação – a capacidade atual de embarque, com a expansão e aperfeiçoamentos realizados, é de 10 milhões de toneladas por ano.

Foram implantados novos sistemas e processos de segurança, ampliando sistemas de prevenção e combate a incêndios, com mecanismos de combate como válvulas dilúvio, canhões monitores, ampliação dos “sprinklers” (chuveiros automáticos) e utilização de materiais mais resistentes nas instalações e equipamentos, além da  ampliação das ações preventivas. Também foram adotados parâmetros mais rigorosos para as cargas de açúcar a serem recebidas no TAC, relativos à granulometria e umidade.

“Estamos trabalhando intensivamente para aperfeiçoar nossos processos internos em busca de mais eficiência e produtividade, e o Terminal Açucareiro tem uma grande importância para essa estratégia, como principal ativo logístico da Copersucar. Mesmo com as restrições externas, nosso compromisso é com o crescimento”, afirma o presidente Paulo Roberto de Souza.

Em números, o Terminal Açucareiro Copersucar:

  • Armazenagem estática de 300 mil toneladas de açúcar a granel;
  • Capacidade nominal de embarque de 10 milhões de toneladas;
  • Três shiploaders, com capacidade nominal de embarque de 5,4 mil toneladas/hora;
  • Maior eficiência de recepção e descarga (36 mil toneladas/dia);
  • Velocidade de carregamento de navios de 60 mil toneladas/dia;
  • Atendimento a embarcações de grande porte (acima de 70 mil toneladas);
  • Redução do tempo total de permanência dos trens no sistema portuário;
  • Maior utilização do transporte ferroviário, com a eliminação estimada de 100 mil viagens por ano de caminhões nas rodovias.

Sobre a Copersucar

A Copersucar é líder global na comercialização de açúcar e etanol. Seu modelo de negócio, considerado único, combina a oferta em larga escala de produtos de alta qualidade com um sistema integrado de logística, transporte, armazenamento e comercialização, no Brasil e no mercado internacional. Leia mais sobre as iniciativas sustentáveis da companhia: http://www.copersucar.com.br/relatorio2014/

Informações para a Imprensa:
COMUNICAÇÃO MAIS
Milton Pazzi Jr.
(11) 3874-2028
milton.pazzi@comunicacaomais.com.br