Copersucar conclui terceira edição do relatório de sustentabilidade

06/11/2014

A Copersucar, líder global na comercialização de açúcar e etanol, concluiu a terceira edição de seu relatório de sustentabilidade, relativo às safras 2012/2013 e 2013/2014. Estruturado de acordo com as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), com nível de aplicação B+, o relatório apresenta as principais ações sociais, ambientais, econômico-financeiras e de governança realizadas pela Companhia e suas usinas produtoras sócias nos dois últimos anos-safra.

O relatório mostra os principais avanços alcançados pela Companhia e suas Usinas Sócias nos temas mais relevantes para o negócio, a sociedade e o meio ambiente, demonstrando também a capacidade de resposta diante dos desafios enfrentados no período, especialmente na última Safra, quando houve o incêndio no Terminal Açucareiro Copersucar, em outubro de 2013. O período do relatório foi também marcado pelo crescimento e internacionalização da Copersucar, por meio da aquisição da Eco-Energy, da abertura da Copersucar Asia, e das negociações para a criação da Alvean, joint venture com a Cargill para operar no trading global de açúcar.

“A sustentabilidade tem sido cada vez mais uma exigência dos mercados, das sociedades e dos indivíduos. Como uma Companhia com atuação no agronegócio e presença em uma longa cadeia produtiva, a Copersucar tem um compromisso fundamental com a sustentabilidade, vetor estratégico para a criação de novas oportunidades de negócio, reduzindo riscos de mercado e gerando benefícios para a sociedade”, ressalta Paulo Roberto de Souza, diretor-presidente da Copersucar.

Responsabilidade Socioambiental

A Companhia construiu iniciativas importantes na ampliação da sustentabilidade do negócio, alcançando a marca de 9,3 milhões de toneladas de cana-de-açúcar com a certificação Bonsucro™, organização que é referência mundial em sustentabilidade na produção de cana e seus derivados. A meta prevista de aumento de volume certificado foi superada em 74% pelas usinas associadas.

Destaque também para a ampliação de nove para 35 o número de usinas já homologadas no programa Renewable Fuel Standard (RFS2) da Environmental Protection Agency (EPA), agência norte-americana de proteção ambiental, o equivalente a 85% das Usinas Sócias produtoras de etanol.

Outra marca obtida pela Companhia foi a redução dos valores de intensidade de carbono de 10 usinas no programa Low Carbon Fuel Standard (LCFS) do California Air Resources Board (CARB), atribuídos ao aumento do percentual de mecanização da colheita e venda de energia.

Compromissos socioambientais

O desempenho socioambiental da Copersucar teve êxito em diversas frentes. Além da já mencionada expansão no volume certificado pelo Bonsucro™, a Companhia conseguiu engajar seus funcionários na redução do consumo de recursos, definiu sua política de investimento social privado, intensificou programas voltados à redução do consumo de água nas usinas e iniciou o projeto “Sustentabilidade na gestão de fornecedores”, com o objetivo de incorporar critérios de sustentabilidade na avaliação de todos os fornecedores.

Confira a íntegra do relatório de sustentabilidade Copersucar, com mais informações sobre as iniciativas desenvolvidas, pelo link: http://www.copersucar.com.br/relatorio2014/.

Sobre a Copersucar S/A

Constituída em 2008, é líder global na comercialização de açúcar e etanol. Seu modelo de negócio, considerado único, é integrado à produção das 43 usinas produtoras sócias e de cerca de 50 unidades não sócias, com um sistema integrado de logística, transporte, armazenamento e comercialização em grande escala, no Brasil e no mercado internacional.

Informações para a Imprensa
Comunicação+
Leonardo Aragão
(11) 3874-2041
leonardo.aragao@comunicacaomais.com.br

Maria Fernanda Ribeiro
(11) 3874-2040
maria.fernanda@comunicacaomais.com.br