Copersucar filia-se a entidade mundial em prol do desenvolvimento sustentável

01/07/2015

Companhia integra time de 200 empresas comprometidas com os desafios globais

A Copersucar, maior comercializadora de açúcar e etanol do mundo, tornou-se membro do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), integrando-se a um grupo de 200 companhias espalhadas pelo mundo que atuam com visão nos negócios sustentáveis. A parceria possibilita à Copersucar fortalecer seu compromisso com a sustentabilidade, vetor estratégico para a criação de novas oportunidades de negócio, reduzindo riscos de mercado e gerando benefícios para a sociedade. O WBCSD é a mais importante instituição em sustentabilidade empresarial no mundo e conta com quase 60 conselhos nacionais e regionais em 36 países e de 22 setores industriais.

“Na Copersucar nos dedicamos ao crescimento aberto e sustentável de nossos negócios. Acreditamos que a parceria com o WBCSD nos ajudará em mais uma etapa de criação de valor para a sociedade, para o meio ambiente e para nossos acionistas. Como comercializadora global de etanol, a Copersucar acredita que o biocombustível renovável representa um grande potencial para a mitigação das emissões dos Gases do Efeito Estufa (GEE) e uma enorme contribuição para o planeta. Estamos felizes com esta nova oportunidade de colaboração com os desafios de sustentabilidade e ansiosos em dividir nossas experiências com outros membros da WBCSD”, afirma o diretor-presidente da Copersucar, Paulo Roberto de Souza.

Peter Bakker, presidente e CEO da WBCSD, dá boas-vindas à parceria. “Estamos orgulhosos em receber a Copersucar. O compromisso da companhia em continuamente melhorar por meio das cadeias de abastecimento é admirável, e nós estaremos juntos e olhando adiante para apoiá-los a ir ainda mais longe. Esperamos trabalhar em conjunto com as ideias compartilhadas da Copersucar pela inovação e implementar novas soluções de negócios para abordar os desafios globais.”

Coalizão Brasil

A importância da questão socioambiental para a Copersucar foi realçada na última quarta-feira (24/6), quando foi lançado o movimento Coalizão Brasil, tendo a empresa como uma das apoiadoras. Esta é uma iniciativa de associações empresariais, organizações da sociedade e indivíduos interessados em contribuir para o avanço e a sinergia das agendas de proteção, conservação e uso sustentável das florestas, agricultura e mitigação e adaptação às mudanças climáticas no Brasil e no mundo.

A Coalizão Brasil se propõe a promover e propor políticas públicas e mecanismos que impulsionem o Brasil para a liderança global da economia sustentável e de baixo carbono, tendo, entre suas visões, tornar as fontes renováveis e sustentáveis predominantes na matriz energética nacional, com vistas a tornar residual a participação de energias fósseis na matriz até 2050. Entre as 17 propostas do documento da Coalizão está o estabelecimento da padronização global de biocombustíveis e a promoção de uma política nacional de valorização da produção de bicombustíveis e bioenergia (mais informações em www.coalizaobr.com.br).

Responsabilidade socioambiental

A Copersucar já construiu iniciativas importantes na ampliação da sustentabilidade do negócio, alcançando a marca de 9,4 milhões de toneladas de cana-de-açúcar com a certificação Bonsucro™, organização que é referência mundial em sustentabilidade na produção de cana e seus derivados. A meta prevista de aumento de volume certificado foi superada em 74% pelas usinas associadas.

Destaque também para a ampliação de nove para 31 o número de usinas já homologadas no programa Renewable Fuel Standard (RFS2) da Environmental Protection Agency (EPA), agência norte-americana de proteção ambiental, o equivalente a 86% das Usinas Sócias produtoras de etanol.

Outra marca obtida pela Companhia foi a redução dos valores de intensidade de carbono de 10 usinas no programa Low Carbon Fuel Standard (LCFS) do California Air Resources Board (CARB), atribuídos ao aumento do percentual de mecanização da colheita e venda de energia.

Sobre a Copersucar

A Copersucar é líder global na comercialização de açúcar e etanol. Seu modelo de negócio, considerado único, combina a oferta em larga escala de produtos de alta qualidade com um sistema integrado de logística, transporte, armazenamento e comercialização, no Brasil e no mercado internacional. Leia mais sobre as iniciativas sustentáveis da companhia: http://www.copersucar.com.br/relatorio2014/

Sobre o World Business Council for Sustainable Development (WBCSD)

O World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) é uma organização com 200 companhias globais de visão de futuro, compromissada em construir uma comunidade de negócios globais para criar um futuro sustentável para os negócios, a sociedade e o meio ambiente. Junto com seus membros, o WBCSD aplica isto com respeito à liderança e o efetivo apoio para gerar soluções construtivas e executar ações compartilhadas. Melhorando as fortes relações com os stakeholders como principal defensor dos negócios, o WBCSD ajuda a direcionar debates e mudanças de políticas em favor do desenvolvimento de soluções sustentáveis (saiba mais em www.wbcsd.org).

Informações para a Imprensa:
COMUNICAÇÃO MAIS
Milton Pazzi Jr.
(11) 3874-2028
milton.pazzi@comunicacaomais.com.br

Maria Fernanda Ribeiro
(11) 3874-2040
maria.fernanda@comunicacaomais.com.br