Copersucar inaugura centro operacional no TAC

30/08/2016

Com novo CCO, terminal agiliza operação e aumenta segurança no recebimento e embarque de açúcar e grãos no Porto de Santos

O Terminal Açucareiro Copersucar (TAC), no Porto de Santos (SP), ganhou agilidade na tomada de decisões e aumentou a segurança com o novo Centro de Controle Operacional (CCO), que entrou em funcionamento no final de junho deste ano de 2016. O novo sistema de controle monitora todas as etapas da chegada e saída de açúcar e grãos por meio de uma mesa operacional, que registra em tempo real toda a movimentação no local.

A nova sala de operação tem duas funções: operar os sistemas produtivos, que mostram os equipamentos ativos, abrem os vazadores e monitoram as correias até o navio; e também atuar como centro de programação, organizando o descarregamento dos caminhões e vagões, a chegada dos navios para embarque, o trabalho das moegas e a distribuição pelos armazéns.

“Com o CCO, a operação ganha velocidade no fluxo e sinergia, tendo mais agilidade para a tomada de decisões, priorizando a segurança pessoal, patrimonial e a responsabilidade socioambiental na cadeia produtiva”, Rodrigo Lima, gerente executivo de Terminais.

A expectativa, com o novo equipamento, é de o terminal superar o recorde histórico de movimentação (6,2 milhões de toneladas embarcadas no Ano-Safra 2015/2016) e atingir a meta de 8 milhões de toneladas embarcadas de açúcar e grãos.

Desde a conclusão das obras de reconstrução (em março de 2015), o TAC opera em plena capacidade de movimentação, com capacidade máxima de embarque de 10 milhões de toneladas em uma área que ocupa 50 mil metros quadrados, com oito estações de recebimento, cinco galpões, três carregadores de navios, 3,2 km de esteiras (total) e 13 elevadores de cargas.

Com o início da operação do CCO, a Copersucar atinge mais uma etapa na modernização e aperfeiçoamento de processos internos no terminal, como a Campanha Operação Segura, uma ação de comunicação que conta com a participação dos familiares de funcionários e colaboradores para reforçar a segurança no local.

Anteriormente, foram ampliados no TAC os sistemas de prevenção e combate a incêndios, com mecanismos de combate como válvulas dilúvio, canhões monitores, ampliação dos “sprinklers” (chuveiros automáticos) e utilização de materiais mais resistentes nas instalações e equipamentos, além das ações preventivas.

Sobre a Copersucar

A Copersucar é líder global na comercialização de açúcar e etanol. Seu modelo de negócio, considerado único, combina a oferta em larga escala de produtos de alta qualidade com um sistema integrado de logística, transporte, armazenamento e comercialização, no Brasil e no mercado internacional. Leia mais em: http://www.copersucar.com.br/

Informações para a Imprensa:
COMUNICAÇÃO MAIS
Milton Pazzi Jr.
(11) 3874-2028
milton.pazzi@comunicacaomais.com.br