Política de Sustentabilidade

Apoiada nos três pilares de sustentabilidade da companhia – energia para o crescimento, energia para a vida e energia para o movimento, a Política de Sustentabilidade da Copersucar estabelece as diretrizes que devem orientar a empresa e suas subsidiárias em relação às práticas econômicas e socioambientais, visando à perenidade do negócio e à contribuição para o desenvolvimento sustentável das comunidades de entorno. Navegue abaixo pelos pilares.

Energia para
o crescimento

1º elo - Clientes e
mercado interno e externo

Energia para
o movimento

2º elo - Transporte
e comercialização

Energia para
a vida

3º elo - Copersucar S.A

Energia para
o crescimento

1º elo - Clientes e
mercado interno e externo

Energia para
o movimento

2º elo - Transporte
e comercialização

Energia para
a vida

3º elo - Copersucar S.A

Zelar pela utilização racional de recursos naturais e dos serviços ecossistêmicos em suas atividades e operações.

Potencializar os impactos socioambientais positivos de suas operações e minimizar os possíveis impactos negativos, atuando de maneira preventiva.

Garantir transparência e ética nas relações.

Promover a cultura de saúde e segurança na companhia.

Valorizar e desenvolver o capital humano.

Buscar a aproximação com os públicos de relacionamento por meio de ações de responsabilidade social, ações de engajamento e/ou canais de comunicação.

Promover o consumo saudável do açúcar.

Incentivar o uso de combustíveis renováveis e evidenciar as externalidades socioambientais positivas do etanol para uma economia de baixo carbono.

Promover a proteção ambiental para a conservação da biodiversidade na cadeia de valor.

Fortalecer a relação com fornecedores Iogísticos, visando a maior eficiência, menor impacto e redução de custos na cadeia Iogística.

Priorizar soluções logísticas integradas e de menor impacto socioambiental.

Assegurar a conformidade legal das regulamentações aplicáveis às atividades e operações da Companhia em suas unidades, assim como aos produtos comercializados e serviços prestados.

Contribuir para a mitigação dos efeitos associados às emissões de gases de efeito estufa (GEEs) do transporte de produtos.

Garantir prontidão ao mercado global e a oferta de produtos com reconhecimento nacional e internacional por seus sistemas de manejo e produção sustentáveis.

Assegurar a qualidade competitiva, aperfeiçoando continuamente os processos e serviços para atender às expectativas de clientes e fornecedores.

Fortalecer relações colaborativas na busca de soluções inovadoras de processos, produtos e serviços, visando a ganhos de produtividade em toda a cadeia.

Promover uma cultura corporativa para a sustentabilidade e influenciar a cadeia de valor da companhia.

Considerar aspectos socioambientais na avaliação de novos negócios e/ou expansão das operações.

Prevenir, gerenciar e atuar na mitigação dos riscos que podem afetar os negócios e as operações da companhia.

Energia para a vida

Zelar pela utilização racional de recursos naturais e dos serviços ecossistêmicos em suas atividades e operações.

Energia para a vida

Potencializar os impactos socioambientais positivos de suas operações e minimizar os possíveis impactos negativos, atuando de maneira preventiva.

Energia para a vida

Garantir transparência e ética nas relações.

Energia para a vida

Promover a cultura de saúde e segurança na companhia.

Energia para a vida

Valorizar e desenvolver o capital humano.

Energia para a vida

Buscar a aproximação com os públicos de relacionamento por meio de ações de responsabilidade social, ações de engajamento e/ou canais de comunicação.

Energia para a vida

Promover o consumo saudável do açúcar.

Energia para a vida

Incentivar o uso de combustíveis renováveis e evidenciar as externalidades socioambientais positivas do etanol para uma economia de baixo carbono.

Energia para a vida

Promover a proteção ambiental para a conservação da biodiversidade na cadeia de valor.

Energia para o movimento

Fortalecer a relação com fornecedores Iogísticos, visando a maior eficiência, menor impacto e redução de custos na cadeia Iogística.

Energia para o movimento

Priorizar soluções logísticas integradas e de menor impacto socioambiental.

Energia para o movimento

Assegurar a conformidade legal das regulamentações aplicáveis às atividades e operações da Companhia em suas unidades, assim como aos produtos comercializados e serviços prestados.

Energia para o movimento

Contribuir para a mitigação dos efeitos associados às emissões de gases de efeito estufa (GEEs) do transporte de produtos.

Energia para o Crescimento

Garantir prontidão ao mercado global e a oferta de produtos com reconhecimento nacional e internacional por seus sistemas de manejo e produção sustentáveis.

Energia para o Crescimento

Assegurar a qualidade competitiva, aperfeiçoando continuamente os processos e serviços para atender às expectativas de clientes e fornecedores.

Energia para o Crescimento

Fortalecer relações colaborativas na busca de soluções inovadoras de processos, produtos e serviços, visando a ganhos de produtividade em toda a cadeia.

Energia para o Crescimento

Promover uma cultura corporativa para a sustentabilidade e influenciar a cadeia de valor da companhia.

Energia para o Crescimento

Considerar aspectos socioambientais na avaliação de novos negócios e/ou expansão das operações.

Energia para o Crescimento

Prevenir, gerenciar e atuar na mitigação dos riscos que podem afetar os negócios e as operações da companhia.

Compromissos

A sustentabilidade tem sido atrelada cada vez mais ao modelo de negócio, relacionando-se de forma intrínseca com os produtos, e representando uma extraordinária oportunidade de mercado. A Copersucar fornece combustível e alimento de baixo impacto ambiental para o planeta: energia para nutrir e mover o mundo. Assim, as consequências das mudanças climáticas são uma das preocupações da Copersucar. E o etanol é uma das principais alternativas para mitigar as emissões de carbono. O tema é prioridade para a Copersucar, que participou da COP-21, e é signatária de carta aberta dos CEOs de 79 companhias que se comprometem a dar curso a iniciativas voluntárias de redução do consumo de energia e emissão de gases causadores do efeito estufa. Conheça mais detalhes sobre os compromissos no Relatório 2014-2016.

Os Compromissos

Relatórios

Desde o Ano Safra 2009-2010, a Copersucar realiza seus relatórios utilizando as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI). Em sua primeira edição, a Copersucar atendeu ao G3 com nível de aplicação B -. Para o Relatório 2010-2012, a Companhia passou a ter seus dados aferidos pela auditoria externa Bureau Veritas Certification e obteve o nível B+. A nota foi mantida na publicação 2012-2014. Em seu último Relatório, referente ao biênio 2014-2016, a Copersucar avançou para a versão G4 Essencial, que busca cobrir de maneira objetiva os aspectos mais relevantes do negócio sob a ótica da empresa e da sociedade, com o foco ampliado na cadeia de valor.

Relações com a Comunidade

A Copersucar possui uma política de investimento social que busca trazer resultados relevantes para a Companhia, para comunidades e sociedade em geral. Para isso, investe com foco em projetos na área de Educação, nas seguintes linhas: Profissionalizante, Inovação Tecnológica, Socioambiental, Cultura e Esporte.

As iniciativas da Copersucar atendem crianças, adolescentes e adultos de baixa renda e profissionais de educação que trabalhem com adolescentes e adultos de baixa renda. Os projetos são realizados nas regiões e/ou cidades onde a companhia está presente.

Conecta

O Programa Conecta desenvolve ações socioeducativas nas comunidades onde atua com o objetivo de prover a Formação Integral do Sujeito e o Empoderamento Comunitário. O projeto é realizado pelo Instituto Crescer.

Níveis de impacto

  • 2015-2017:

    Paulínia/SP e Santos/SP

  • 217 jovens formados

    em cursos de qualificação profissional.

  • 112 adolescentes certificados

    nas oficinas de arte educativas.

  • 6.371 pessoas impactadas

    pelas ações com a comunidade (Fóruns em Roda, Cafés Culturais, Feiras de Empreendedorismo etc).

Galeria de Fotos

Depoimentos

  • Jucineia Gomes Barboza

    2° turma de Qualificação Profissional – Paulínia/SP

    Obrigada a cada um de vocês, de coração, aos professores, aos apoiadores e a todos os envolvidos. Saibam que vocês fazem a diferença na vida de muitos jovens. Jovens estes que antes de entrar para o curso eram pessoas que não conheciam a si mesmas, jovens que antes não sabiam para onde ir e como ir. Hoje, depois do curso, não me conheço totalmente, mas sei aonde e como chegar aos meus objetivos… Obrigada de coração, Projeto Conecta…

  • Bárbara Letícia dos Santos Pereira

    2° turma de Qualificação Profissional – Paulínia/SP

    O curso e as aulas estão passando das minhas expectativas, está sendo melhor do que pensei! Todas as aulas são muito boas, ensinam a gente a pensar, mudar a nossa forma de ver o mundo, como viver só para trabalhar e ganhar dinheiro, sendo que a nossa cidade e o nosso mundo têm muita coisa boa para nos dar e mostrar… As aulas estão complementando a minha vida, meu modo de pensar, de ser, de agir, de falar, enfim, o curso está me mudando muito, está me mostrando que eu fazia muita coisa errada e hoje estou consertando tudo isso! As aulas nos ensinam coisas que não aprendemos na escola, que somente poderemos aprender aqui no nosso curso, no nosso Conecta. Estou indo pronta a cada dia para aprender coisas novas.

  • Ana Beatriz da Nobrega Bandini

    2° turma de Qualificação Profissional – Paulínia/SP

    Nesse percurso, tivemos muitos obstáculos, dificuldades e tombos, mas também fomos levantados e protegidos por pessoas que nos motivaram a continuar em busca de nossos sonhos. Não foi fácil chegar aqui mas, graças a pessoas muito queridas, conseguimos! Fizemos muitas amizades, tivemos lições que serão imprescindíveis à nossa vida, como sermos mais humanos, respeitar as diferenças e ouvir!