Acionistas aprofundam o conhecimento sobre os negócios
Com um modelo de negócio considerado único no setor sucroenergético, a Copersucar tem como um dos elos fundamentais de sua cadeia de valor as 35 Usinas Sócias, que pertencem a 20 grupos econômicos. Para se aproximar de futuras lideranças das associadas e ampliar o conhecimento da empresa e seus mercados, a Companhia criou no ano passado a primeira edição do Programa de Formação e Relacionamento com Acionistas, com representantes indicados dentre as Usinas que formam o quadro societário.
O curso teve a supervisão acadêmica do Insper, centro de referência em educação e geração de conhecimento nas áreas de Administração, Economia, Direito e Engenharia, em São Paulo (SP). Os módulos totalizaram uma carga horária de 130 horas, com palestras, fóruns, simulações e aulas presenciais mesclando temas alinhados com a realidade do negócio da Copersucar, tais como Governança, Ética, Economia, Finanças, Mercados de Açúcar e Etanol, Logística, Estratégia e Cultura Corporativa, Sustentabilidade e Modelo de Gestão.
A grade curricular do Programa contou também com visitas a duas unidades logísticas da empresa: o Terminal Açucareiro Copersucar (TAC), em Santos, e o Terminal Copersucar de Etanol (TCE), em Paulínia, ambos no estado de São Paulo. Os encontros foram avaliados positivamente pelos envolvidos, por ampliar a compreensão do negócio da Companhia pelos acionistas.
“Foi muito interessante entender melhor o tamanho da Copersucar; a complexidade de se ter vários sócios; e as etapas que envolvem o açúcar e o etanol, desde a logística do transporte até o destino final”, afirma Celina Aquino, que representou a Usina Jacarezinho. Frederico Fontes Balbo, representante da Usina Santo Antônio, conta que teve “uma excelente oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre a Copersucar, com o diferencial de ter nas aulas a presença de executivos, o que nos aproximou dos tomadores de decisão”.
“Com este programa queremos aprimorar a compreensão do modelo de negócio da Copersucar e sua relação com as Usinas Sócias, além de fortalecer os vínculos com a organização, aproximando participantes do programa dos executivos e principais líderes da Companhia”, explica Luís Roberto Pogetti, presidente do Conselho de Administração da Copersucar.
Ao final das aulas, os alunos apresentaram ao Conselho de Administração projetos aplicados à realidade da Companhia. Dentre os trabalhos, as relações entre Usinas, Copersucar e clientes estiveram como foco das abordagens. Uma nova turma do programa está prevista para este primeiro semestre de 2018.