Voltar para Notícias
Categorias: Releases
Tags:
Publicado em: 19 setembro 2014

Açúcar é um dos alimentos preferidos do brasileiro, revela pesquisa

Dados foram divulgados em evento da Copersucar, realizado no Rio de Janeiro, encerrado hoje

Quase 70% da população brasileira consome açúcar mais de uma vez por dia, 88% afirmam gostar do produto e apenas 26% das pessoas evitam ingeri-lo. Essas e outras conclusões sobre os hábitos alimentares no Brasil foram divulgadas na pesquisa “O que pensa e como age o brasileiro em relação ao consumo de açúcar”, levantamento inédito e exclusivo realizado pelo Instituto Análise para a 4.ª edição do Encontro de Clientes Copersucar, encerrado hoje (19.09), no hotel Sofitel, em Copacabana (RJ).

Com o tema “O Valor do Equilíbrio”, o evento reuniu os 120 principais clientes compradores de açúcar da Copersucar, maior comercializadora de açúcar e etanol do país, para indicar um panorama sobre os hábitos de consumo de açúcar no Brasil e apontar ainda o que a medicina tem estudado sobre as propriedades do produto. A pesquisa do Instituto Análise entrevistou 1000 pessoas em 70 municípios de 22 estados, compilando dados que permitem identificar os hábitos de consumo de açúcar e a percepção dos brasileiros de todas as faixas etárias e classes sociais sobre benefícios e malefícios vinculados à sua ingestão. O cientista político Alberto Almeida, diretor do instituto, apresentou os resultados da pesquisa durante o evento.

Em relação à alimentação e saúde, por exemplo, 82% preferem alimentos normais aos que têm rótulos diet e light, 74% não realizam nenhum tipo de dieta alimentar, 42% entendem que a melhor maneira de manter a forma é a mudança de hábitos e reeducação alimentar e 76% são contrários a qualquer intervenção governamental de restrição ao consumo do açúcar.

Estudos científicos

Para trazer a visão da comunidade médica sobre o tema, inclusive com dados que contrapõem alguns mitos da visão do consumidor sobre o uso do açúcar, o médico Márcio Mancini, do Grupo de Obesidade da Faculdade de Medicina da USP, ministrou a palestra “O que a ciência pode afirmar sobre os efeitos do açúcar na saúde humana”. A apresentação foi elaborada em parceria com Alfredo Halpern, um dos maiores especialistas em endocrinologia no Brasil e autor do livro “Emagreça e Saiba Como”.

Mancini revelou o que a comunidade médica está debatendo em relação ao açúcar e o que apontam estudos recentes a respeito do efeito provocado pelo seu consumo na saúde humana. Segundo ele, não há relação direta entre o consumo de doses moderadas de açúcar e doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade.

O encontro contou também com a participação do diretor-presidente da Copersucar, Paulo Roberto de Souza, que fez uma apresentação institucional da empresa, ressaltando a formação da Alvean, joint venture com a Cargill para comercialização de açúcar no mercado externo, a liderança global no trading de etanol, a partir do controle da norte-americana Eco-Energy, e a consolidação da liderança no mercado interno.

“A Copersucar é pioneira em produzir debates com temas que impactam os seus negócios e também os dos seus clientes. E essa foi mais uma oportunidade para discutirmos posicionamentos e estratégias à luz das mais recentes pesquisas científicas e de percepção do consumidor”, diz Souza.

Relacionamento

Para estreitar o relacionamento entre a Companhia e seus clientes compradores de açúcar no mercado interno, o Encontro de Clientes é realizado desde 2008, com periodicidade bienal. O primeiro, na cidade de Foz do Iguaçu (PR), abordou o tema “Relações de Valor”, enfatizando os relacionamentos duradouros como um dos pilares da Copersucar. A segunda edição, em 2010, na Ilha de Comandatuba (BA), teve o “Valor do Futuro” como destaque, com foco na Sustentabilidade. Em 2012, em Gramado (RS), os assuntos discutidos foram os avanços da gestão e da tecnologia, sob o tema “Inovações de Valor”.

Informações para a Imprensa
Comunicação+
Leonardo Aragão
(11) 3874-2041
leonardo.aragao@comunicacaomais.com.br

Maria Fernanda Ribeiro
(11) 3874-2040
maria.fernanda@comunicacaomais.com.br