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Publicado em: 30 junho 2009

Copersucar completa 50 anos de liderança em açúcar e etanol com planos para aumentar ainda mais sua atuação global

Exportações de açúcar da empresa devem aumentar 86% na safra 2009/2010

A Copersucar completa 50 anos nesse 1.º de julho de 2009 com planos para consolidar sua liderança na comercialização de açúcar e biocombustíveis no País e aumentar sua atuação no mercado global. Com 34 usinas associadas nos estados de S. Paulo, Paraná e Minas Gerais, a empresa pretende triplicar seus negócios até 2018, quando estima comercializar volumes equivalentes a cerca de 200 milhões de toneladas de cana e deter participação no mercado correspondente a 30% da produção nacional de açúcar e etanol.

Coincidindo com o término do mandato trienal de sua administração, Hermelindo Ruete de Oliveira, há 6 anos à frente do Conselho, anuncia um novo modelo de governança corporativa, com a profissionalização da presidência do Conselho de Administração da Copersucar, antecipando, de forma pioneira, uma nova tendência no mundo corporativo. A partir de agora, o Conselho de Administração será presidido por um executivo profissional, Luís Roberto Pogetti.

O crescimento da empresa se apóia na expansão da produção das usinas associadas, na atração de novos sócios e no aumento da comercialização de açúcar e etanol adquiridos de usinas independentes. Líder na produção e comercialização de açúcar e etanol no Brasil e uma das maiores exportadoras mundiais destes produtos, a Copersucar prevê processar cerca de 78,6 milhões de toneladas de cana-de-açúcar na safra 2009/2010, crescimento de 16,4% em relação à safra anterior. O faturamento previsto é de R$ 6,61 bilhões contra R$ 4,86 bilhões na safra 2008/2009, aumento de 36%.

As vendas de açúcar deverão somar 1,58 milhão de toneladas no mercado interno, com aumento de 36,2% em relação à safra anterior, e 4,73 milhões no mercado externo, com crescimento de 86,2% na exportação do produto. Para o etanol, a previsão de comercialização é de 3,7 bilhões de litros no mercado interno, aumento de 38,5%, e 720 milhões de litros no mercado externo, com queda de 27,3%.

Na safra 2008/2009, a Copersucar processou 67,6 milhões de toneladas de cana, com crescimento de 3,8% em relação à safra anterior. As associadas produziram 3,2 milhões de toneladas de açúcar e 3,68 bilhões de litros de etanol. As exportações somaram 2,5 milhões de toneladas de açúcar e quase 1 bilhão de litros de etanol.

A Copersucar foi responsável por 13% de todo o açúcar e também por 13% de todo o etanol comercializados na região Centro-Sul na safra 2008/2009. Em relação às exportações no mesmo período, a performance da Copersucar foi ainda mais expressiva, com 14% do açúcar e 23% do etanol comercializados no exterior.

Na sua estratégia de aumentar escala, a Copersucar vem expandindo as operações com produtos de unidades independentes. Nessa modalidade de negócios foi comercializado, na safra 2008/2009, um volume de 618 mil toneladas de açúcar e de 80 milhões de litros de etanol. Na safra 2009/2010, o movimento de originação deverá representar 1,25 milhão de toneladas de açúcar e 200 milhões de litros de etanol.

A Copersucar mantém a trajetória de vanguarda, modernidade e pioneirismo com sua visão de futuro. Assim, em outubro de 2008, os produtores que integram a Cooperativa de Produtores de Cana-de-Acúcar, Açúcar e Álcool do Estado de São Paulo criaram a Copersucar S.A., que tem mais flexibilidade para alavancar investimentos e estabelecer novas parcerias estratégicas, no Brasil e no Exterior, para fortalecer sua liderança no mercado nacional e ampliar a atuação global.

A Copersucar representa atraente alternativa para os produtores que queiram manter a autonomia na produção e ainda ser acionistas de uma empresa que integra toda a cadeia de negócio de açúcar, etanol e bioenergia, da logística, armazenamento e transporte à comercialização e entrega dos produtos ao cliente final nos respectivos destinos no País e no exterior. Com seu modelo único, congrega eficiência na produção das usinas, por meio da gestão dos produtores, aos ganhos de escala na logística, comercialização e gestão de riscos de mercado. Entre outros benefícios, oferece aos produtores acionistas garantia de comercialização integral e de longo prazo de toda a produção, menor risco de performance e inadimplência e, principalmente, capacidade para aumentar os investimentos em parcerias e projetos para crescer e melhorar a competitividade do grupo.

Atuação global

A Copersucar S.A. é uma das maiores empresas privadas de exportação de açúcar do mundo, detendo mais de 5% de todas as transações comerciais no mercado internacional. A empresa acelera o processo de internacionalização e de atuação global, mantendo e ampliando o relacionamento comercial direto com os clientes em todos os continentes, investindo em novas oportunidades de negócio e ampliando parcerias estratégicas comerciais e operacionais. A Copersucar produz e vende com exclusividade açúcar de elevada qualidade para refino a países da Europa, África, Ásia, Oriente Médio e Canadá.

A força de vendas da empresa, que antes só cuidava do Brasil, passou a atender também a América Latina, com o propósito de reproduzir iniciativas de sucesso praticadas no mercado doméstico e ampliar a base de exportações na região.

Para aumentar os destinos e ganhar relevância no mercado internacional de etanol, abriu um escritório em Roterdã, na Holanda, e firmou parcerias com representes exclusivos em Houston e Nova York, nos Estados Unidos.

Em 2008, a Copersucar fechou contrato de cinco anos com o Japão, para fornecimento anual de 200 milhões de litros de etanol/ano. Trata-se do primeiro e até agora exclusivo contrato de longo prazo para fornecimento de etanol com fim combustível para aquele mercado. Novas negociações de mesma grandeza em novos mercados encontram-se em ritmo acelerado.

Vanguarda, pioneirismo e inovação

Ao longo de sua trajetória, marcada pelo pioneirismo, pela modernidade e pela inovação, a Copersucar teve participação fundamental no processo de modernização da agroindústria da cana-de-açúcar. Por meio do Centro de Tecnologia Copersucar, desenvolveu tecnologias de produção de açúcar e etanol que elevaram o Brasil à posição de vanguarda na competitividade mundial em açúcar e etanol.

A Copersucar desempenhou também importante papel político e institucional em defesa da liberação do setor e da definição da participação do etanol na matriz energética do País. Por sua liderança no setor, contribuiu de forma decisiva para a criação de condições favoráveis que tornaram a agroindústria da cana-de-açúcar um dos segmentos mais modernos, dinâmicos e competitivos da economia nacional.

A Copersucar teve também atuação decisiva na criação do Programa Nacional do Álcool, na década de 70, que colocou o Brasil na vanguarda da busca por alternativas de energia limpa. Da mesma forma, liderou a campanha “Carro a álcool: você ainda vai ter um”, na década de 80, e a retomada do programa no início do milênio, impulsionada pelo carro Flex.

Logística como geração de negócios

A eficiência logística é fator importante da competitividade da Copersucar. A empresa optou por desenvolver uma logística diferenciada, multimodal, que garante não apenas o transporte de açúcar e etanol de forma eficiente e sustentável, com qualidade e a custos competitivos, mas também a agregação de valor e a geração de negócios.

Os investimentos em infraestrutura e o estabelecimento de sólidas parcerias com transportadores são estratégicos para a empresa ganhar escala, competitividade e relevância no mercado, com a comercialização do açúcar e etanol produzidos pelas usinas associadas e dos crescentes volumes de produtos adquiridos de outras usinas.

O sistema de logística da Copersucar é baseado na integração e no uso otimizado dos modais rodoviário, ferroviário e, futuramente, hidroviário e dutoviário. A filosofia é usar cada modal no ponto da cadeia em que ele é mais eficiente e com ganhos de escala. Concomitantemente, a Copersucar garante qualidade, entrega dos produtos nos prazos estabelecidos e na forma que o cliente deseja receber.

Parcerias com as empresas ferroviárias têm permitido à empresa aumentar gradativamente a participação das ferrovias no transporte de açúcar – de 15% na safra 2003/2004 para patamares superiores a 30% nas últimas três safras. O modal ferroviário já responde por 40% da movimentação de açúcar para o porto e deve atingir 50% dos volumes de exportação nos próximos três anos.

Em parceria com outros grupos de produtores, criou a Uniduto Logística S.A. para construir e operar uma malha de dutos e terminal de embarque marítimo, que interligará as regiões produtoras no Estado de São Paulo ao porto de Santos e à região de Paulínia, com investimentos de cerca de R$ 1,6 bilhão. A dutovia é considerada a melhor opção para o transporte do etanol no futuro.

Marco logístico na abertura do País para o mercado externo de açúcar, o TAC – Terminal Açucareiro Copersucar vem elevando sua capacidade de movimentação para atender à crescente exportação do produto. Na safra 2008/2009, movimentou 3,27 milhões de toneladas do produto, a maior parte a granel, e deve operar no limite potencial de sua capacidade instalada na safra 2009/2010, com o embarque de 5,3 milhões de toneladas.

Sustentabilidade como valor de negócio

A sustentabilidade econômica, social e ambiental está no centro da estratégia de negócio da Copersucar S.A. e dos acionistas produtores de açúcar e de etanol biocombustível, tanto que a definição da missão da empresa já nasceu com o conceito da criação de valor sustentável. As usinas associadas sempre investiram em avançadas práticas de gestão e de desempenho empresarial, que vêm determinando o sucesso do negócio e da cooperativa ao longo de sua história.

A gestão da sustentabilidade na Copersucar S.A. abrange todos os elos da cadeia de produção, logística e comercialização, visando à criação de valor sustentável, por meio do gerenciamento de riscos e aproveitamento de novas oportunidades ligadas aos desafios globais de sustentabilidade. Esta forma de gestão fortalece o acesso e a competitividade da empresa em todos os mercados, nacionais e internacionais, e reforça o reconhecimento e a fidelização dos clientes, bem como a reputação de empresa comprometida com o desenvolvimento sustentável.

O modelo escolhido para comunicar o desempenho sustentável da Copersucar S.A está fundamentado nas diretrizes do GRI – Global Reporting Initiative, que considera aspectos econômicos, sociais e ambientais do negócio. Ponto fundamental desse processo é a publicação, em 2010, do primeiro relatório estruturado nas diretrizes do GRI para comunicação do desempenho sustentável da Copersucar S.A.

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