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Categorias: Negócios
Tags: clientes, copersucar, indicadores, performance, Sistema Integrado de Melhoria Contínua (SIM), usinas
Publicado em: 02 maio 2018

Copersucar cria indicadores de performance para Usinas Sócias

Trator em lavoura de cana-de-açúcar

Usinas Sócias da Copersucar agora tem indicadores comuns para avaliação. Foto: Na Lata

A Copersucar deu mais um importante passo em seu papel ao conectar o campo ao mundo com eficiência e qualidade, ao definir, em conjunto com as Usinas Sócias, indicadores de performance para ambas as partes. Assim, todos os 20 grupos econômicos que formam as 35 associadas podem avaliar o trabalho e se adequar às necessidades dos clientes, além de garantir ganhos de escala.

O levantamento dessas informações qualitativas e quantitativas com as Usinas Sócias foi iniciado pela Companhia em setembro de 2017, por meio do Sistema Integrado de Melhoria Contínua (SIM), em busca da visão abrangente sobre toda a cadeia de valor, com a acurácia das informações de produção, passando pelo tempo de carregamento e até a qualidade do produto entregue ao cliente.

Agora, mensalmente, um comparativo dos resultados é enviado para as Usinas Sócias, com a identificação apenas da Usina destinatária. Além de conhecerem sua posição relativa perante as demais associadas, as usinas receberam um relatório detalhado com observações da empresa consultora, de forma a elaborar um plano de ação para cada uma das não conformidades identificadas. Os dados são de caráter privado para públicos externos.

 

Processos melhorados com auxílio de pesquisas

De forma complementar aos indicadores mensais, foram realizadas três pesquisas de avaliação para fornecer às Usinas e à Copersucar informações sobre melhoria contínua dos processos. A primeira avaliou as atividades da Copersucar e analisou o atendimento, e as outras duas focaram na visão que os clientes externos e as áreas da Companhia têm sobre as usinas.

De maneira geral, os clientes reconheceram o bom atendimento recebido nas usinas, e valorizaram a distribuição geográfica e a garantia de fornecimento. Também apontaram oportunidades de melhoria no tempo de resposta às reclamações. Todas essas ações serão mantidas e aprimoradas neste Ano-Safra 2018/2019.

Para a Copersucar, a relação com fornecedores e com clientes deve ser baseada em parcerias que buscam objetivos comuns, para que os ganhos sejam percebidos em toda a cadeia de valor.