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Nosso compromisso

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Na Copersucar, a gestão da sustentabilidade está apoiada em três pilares – Energia para a Vida, Energia para o Crescimento e Energia para o Movimento – e é fundamental para garantir a geração de valor de forma sustentável. A Política de Sustentabilidade da companhia estabelece as diretrizes que orientam a atuação dos colaboradores e das empresas investidas para contribuir com a sustentação do modelo de negócio no longo prazo e, ao mesmo tempo, o desenvolvimento das comunidades do entorno das operações.

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O compromisso da Copersucar é ser o elo entre o campo e a indústria com o mercado de açúcar e etanol no Brasil e no exterior. Nesse contexto, a estratégia de aproximação com as usinas produtoras, que são autônomas na definição de suas estratégias e condução das operações, ganha ainda mais relevância. O papel da companhia é o de fazer a ponte entre os clientes e as equipes técnicas dos produtores, reforçando a busca por um modelo produtivo com mais sustentabilidade, melhor gestão e mitigação dos impactos socioambientais.


No último biênio, a Copersucar intensificou as iniciativas de relacionamento com as usinas e, nesse contexto, apresentou os níveis de gestão da sustentabilidade e o desempenho dos produtores em relação aos aspectos socioambientais mais relevantes identificados para a cadeia de valor do açúcar e do etanol. O encontro detalhou as boas práticas adotadas pelas usinas, bem como os desafios e oportunidades de melhoria. Dentro do mesmo projeto, a Copersucar disponibilizou individualmente o relatório de análise da evolução da sustentabilidade de cada usina produtora com destaques e oportunidades de desenvolvimento.

Em outros eventos do mesmo tipo realizados ao longo da última safra, os representantes das usinas tiveram acesso a informações sobre qualidade dos produtos, melhorias em processos, compartilhamento de inovações e boas práticas na produção. Também visitaram o Terminal Açucareiro Copersucar (TAC), em Santos, onde conheceram as iniciativas relacionadas à cultura de segurança implementada na companhia.

As reuniões com as usinas produtoras também são importantes para fortalecer a percepção das externalidades positivas dos produtos e das ações que a Copersucar tem tomado nesse sentido, tratando de temas como certificações para o mercado externo e procedimentos para que os produtos estejam de acordo com as exigências dos órgãos certificadores, como os mercados dos Estados Unidos, Japão e Europa.

Gestão socioambiental

GRI 103-1 | 103-2 | 103-2 | 203-2 | 302-1 | 303-1 |303-3 | 304-2 | 305-1 | 305-2 | 305-3 | 306-1 | 306-2 | 408-1 | 409-1 | 413-1

Com um modelo de negócio único que integra diferentes elos da cadeia produtiva do setor sucroenergético, a Copersucar realiza a gestão dos impactos sociais e ambientais dentro de um contexto abrangente, incluindo as operações logísticas realizadas pelos fornecedores contratados e os territórios de atuação das usinas produtoras. O monitoramento de aspectos ambientais e sociais relacionados à produção e processamento da cana-de-açúcar é realizado de maneira contínua por meio de um sistema que congrega as informações e permite o desenvolvimento de planos de ação com o objetivo de disseminar as melhores práticas.

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Usinas produtoras

A Copersucar possui mecanismos para acompanhar o desempenho das usinas produtoras em aspectos relacionados à gestão ambiental e social dos negócios. A companhia estimula o compartilhamento de boas práticas entre as usinas, por meio da divulgação de informações em plataformas eletrônicas (como a Newsletter Sinergia) e realizações de encontros.

O consumo de água das 35 unidades sócias reduziu 9% entre 2016 e 2018. Nas indústrias, os produtores contam com sistemas de recirculação que possibilitam o reaproveitamento da água captada mais de uma vez no processo produtivo – cerca de 800 milhões de metros cúbicos foram reutilizados nas operações industriais em cada safra.

Praticamente 50% dos efluentes e 99% dos resíduos gerados na produção de açúcar e de etanol são reutilizados pelos produtores em outras atividades produtivas. A vinhaça, a torta de filtro e as cinzas das caldeiras são utilizadas nas operações agrícolas para fertilização do solo. O bagaço, por sua vez, é a biomassa usada na geração de energia elétrica.

  • Descarte de efluentes nas usinas (m3)*
  • Safra 2016-2017
  • Safra 2017-2018
  • Fertirrigação
  • 52.166.582
  • 52.532.108
  • Lançamento em corpos d’água
  • 48.641.493
  • 41.935.105
  • Lavagem de pátio
  • 340.089
  • 240
  • Outros
  • 3.409.548
  • 3.846.719
  • Total
  • 104.557.712
  • 98.134.172
  • *Os efluentes das usinas produtoras são oriundos principalmente de águas residuárias e da vinhaça. Nos terminais da Copersucar são descartados apenas efluentes domésticos.

Com a queima do bagaço de cana-de-açúcar, as usinas produtoras geram a energia elétrica necessária para suas atividades industriais a partir de uma fonte renovável. O índice de utilização de combustíveis renováveis entre as usinas produtoras foi de aproximadamente 96% nas safras 2016-2017 e 2017-2018. A utilização de fontes fósseis para combustão, em especial o diesel, ocorre principalmente para a movimentação dos equipamentos utilizados nas operações agrícolas.

  • Consumo de combustíveis nas usinas (GJ)
  • Safra 2016-2017
  • Safra 2017-2018
  • Diesel
  • 8.706.547
  • 8.895.481
  • Gás natural
  • 1.117
  • 1.125
  • Gasolina
  • 12.521
  • 9.939
  • Gasolina de aviação
  • 1.554
  • 95
  • GLP
  • 14.764
  • 16.353
  • Querosene de aviação
  • 2.369
  • 2.236
  • Bagaço
  • 201.957.699
  • 200.342.044
  • Biodiesel
  • 246.894
  • 17.067
  • Etanol
  • 290.841
  • 262.107
  • Lenha
  • 7.061
  • 1.843
  • Total
  • 211.241.366
  • 209.548.290
  • Percentual de energia gerada a partir de combustíveis renováveis
  • 95,9%
  • 95,7%
  • Consumo de energia adquirida nas usinas (kWh)
  • Safra 2016-2017
  • Safra 2017-2018
  • Vapor
  • 31.442.732.437
  • 29.670.519.672
  • Energia elétrica
  • 43.490.240
  • 45.913.614
  • Total
  • 31.486.222.677
  • 29.716.433.286

As atividades produtivas das usinas nas áreas agrícolas e industriais também seguem as melhores práticas para evitar impactos sobre a biodiversidade. A adoção de técnicas avançadas no cultivo agrícola e o monitoramento contínuo de controles ambientais mitigam os riscos de contaminação do solo pela aplicação da vinhaça e da emissão de poeira e particulados, decorrentes do transporte de cana e das chaminés das indústrias. As usinas consorciadas contam com mais de 30 mil hectares de reserva legal e cerca de 8 mil hectares de áreas de preservação permanente dentro ou adjacentes às suas propriedades.

Emissões

A gestão dos impactos ambientais na logística e nos terminais tem como foco o acompanhamento e o aumento da eficiência para reduzir impactos relacionados a

• Emissões de gases de efeito estufa (GEE)
• Emissões fugitivas nos dutos de etanol
• Emissões de particulados na movimentação dos produtos
• Ruídos, tráfego e vazamentos de produtos nas vias

A Copersucar elabora anualmente seu inventário de emissões de GEE, de acordo com as diretrizes do Programa Brasileiro GHG Protocol, para monitorar os impactos ambientais de suas atividades. No último biênio, a companhia registrou aumento em suas emissões, pois o escopo de atividades e fontes inventariadas foi ampliado, incluindo os modais ferroviário e marítimo na distribuição e transporte downstream e o tratamento de efluentes líquidos. As emissões de GEE totalizaram 120,9 mil tCO2e em 2017, sendo 98% desse total no escopo 3. No ano anterior, os três escopos somavam 28 mil tCO2e.

No Terminal Açucareiro de Santos (TAC), a Copersucar investiu na instalação de equipamentos que diminuem a emissão de material particulado durante as operações de descarga de grãos nas moegas. A solução consiste na aplicação de óleo vegetal sobre os grãos antes do descarregamento, o que contribui para evitar a suspensão de poeira no Porto de Santos. Nas operações com açúcar, a companhia adotou a mesma prática com a aspersão de água, que diminui a emissão de particulados.

Além dessas melhorias, o controle de qualidade dos carregamentos foi aprimorado com a instalação de amostradores pneumáticos, que permitem a coleta de açúcar diretamente das carretas antes do início do descarregamento. O equipamento foi instalado no TAC e nos terminais multimodais de Ribeirão Preto e de São José do Rio Preto.


Relacionamento com as comunidades

A Copersucar é comprometida com a transformação positiva da sociedade e, dentro de seu modelo de negócio, contempla investimentos em ações de responsabilidade social que beneficiam as comunidades que estão próximas de suas operações. O Programa Conecta é a principal iniciativa desenvolvida com esse objetivo.

Criado em 2015 em Paulínia, o Conecta foi ampliado para Santos no ano seguinte e, em 2018, chegou a São José do Rio Preto – municípios do estado de São Paulo onde a Copersucar possui operações. O programa promove a articulação entre o poder público, a iniciativa privada e o terceiro setor para oferecer formação e capacitação a jovens em empreendedorismo, ações educacionais e de valorização da cultura, diálogos sobre temas comunitários, estímulo ao esporte e promoção da saúde.

O Conecta também abre oportunidades para que os colaboradores da Copersucar possam atuar como voluntários. A partir de 2018, o objetivo da companhia é que esse grupo de participantes cresça e esteja ainda mais próximo dos estudantes.

As usinas produtoras também realizam investimentos sociais que beneficiam as comunidades do entorno de suas operações e promovem o desenvolvimento socioeconômico e cultural. Na safra 2016-2017 e 2017-2018, 74% delas (26 usinas) tinham iniciativas nesse sentido.

Os investimentos da Copersucar e das usinas produtoras em projetos socioambientais são relevantes para a sociedade na medida em que contribuem para a qualificação técnica e profissional das comunidades próximas às unidades operacionais e abre oportunidades para melhorar a geração de renda e reduzir as desigualdades


Compromisso com os direitos humanos

A Copersucar e as usinas produtoras estão comprometidas com o combate ao trabalho infantil, forçado ou análogo ao escravo. O risco de ocorrência dessas ilegalidades é mitigado por meio da adoção de diferentes práticas por parte das empresas, com destaque para:

• A Copersucar estabelece cláusulas contratuais vedando expressamente a utilização de trabalho infantil, forçado ou análogo ao escravo;

• Adoção de sistemas e ferramentas de gestão de saúde e segurança ocupacional.

Nas safras 2016-2017 e 2017-2018 não há conhecimento de ocorrências de trabalho infantil, forçado ou análogo ao escravo na cadeia de valor da Copersucar.

A presença das usinas promove a geração de renda e o desenvolvimento econômico dos municípios. Esse modelo de atuação também contribui para o crescimento de cadeias produtivas inclusivas nessas localidades.


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Gestão de pessoas

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Os colaboradores da Copersucar são capacitados e continuamente preparados para aplicarem o conhecimento sobre o modelo de negócio e o mercado em busca do melhor desempenho nas operações e para garantir a sustentação dos pilares estratégicos de crescimento da companhia. A gestão de capital humano visa a manter a qualificação e o alinhamento das equipes ao propósito da empresa e aos valores culturais explícitos no Nosso Jeito de Ser e de Fazer.

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Por meio do Programa de Educação Corporativa, composto pelas: Escola de Cultura, Escola de Negócios e Escola de Liderança, a Copersucar organiza treinamentos e capacitações para disseminar os conhecimentos sobre a cultura organizacional, o modelo de negócio e as práticas eficientes de liderança.

Escola de Liderança:

Dedicada à formação das lideranças, aborda as ferramentas de gestão e as competências necessárias para a gestão das equipes. Uma das prioridades estratégicas do último biênio, o Programa de Desenvolvimento de Liderança é direcionado para encarregados, supervisores, coordenadores, gerentes e executivos da companhia, oferecendo palestras, workshops e fóruns que promovem o aperfeiçoamento profissional e pessoal.

Escola de Cultura:

Visa ao desenvolvimento comportamental de todos os funcionários em alinhamento aos valores e estratégias da companhia.

Escola de Negócios:

Dissemina, para todos os profissionais, os conhecimentos sobre o modelo de negócio da empresa. Os cursos abrangem os processos, a cadeia de valor, estratégias de crescimento, práticas de segurança e a preservação ambiental.


Desde 2017, os profissionais que atendem ou superam as expectativas na avaliação de desempenho podem ser integrados ao Programa de Aceleração de Aprendizagem (PAA). Os encontros oferecem capacitações em temáticas identificadas como primordiais para as estratégias de crescimento. Os líderes das equipes participam de alguns módulos como mentores dos colaboradores em complemento aos treinamentos.

A interação entre as equipes e as lideranças também é fortalecida pelo Programa de Gestão de Desempenho. A cada safra, em uma primeira etapa, as performances dos colaboradores são avaliadas individualmente, considerando as metas alcançadas e o alinhamento das atitudes ao Nosso Jeito de Ser e de Fazer. Em seguida, os comitês de calibragem aprimoram a avaliação para cada grupo de níveis funcionais: executivos; gerentes e coordenadores; e especialistas e analistas seniores. Dessa forma, o processo estimula a decisão colegiada e o alinhamento de parâmetros e critérios, dando maior visibilidade aos profissionais.



Nossa equipe

Na Copersucar trabalham 641 colaboradores, distribuídos entre os escritórios corporativos e nos terminais. Na safra 2017-2018, a companhia aumentou a sua força de trabalho própria em 4,81% com a primarização das equipes que atuam no terminal multimodal de São José do Rio Preto (SP).


Programa Mobiliza

Na safra 2017-2018, a Copersucar iniciou o desenvolvimento do Programa Mobiliza, iniciativa que contemplou a realização de uma Pesquisa de Engajamento com os colaboradores e a construção do Plano Corporativo de Engajamento – a ser conduzido de forma institucional e também pelos líderes das diferentes áreas ao longo da próxima safra.

A Pesquisa de Engajamento contou com a participação de 83% dos colaboradores da Copersucar. Os resultados apurados foram discutidos com a Diretoria e a Gerência Executiva em dois encontros realizados em 2017. Em seguida, esse conteúdo foi disseminado para todos os colaboradores presencialmente.

No último trimestre da safra 2017-2018, o Plano Corporativo de Engajamento foi apresentado aos colaboradores. Esse projeto estabelece cinco pilares a serem trabalhados pelas lideranças com as equipes nas próximas safras.

• Significado e Propósito
• Comunicação Efetiva
• Agilidade e Colaboração
• Oportunidades de Desenvolvimento
• Reconhecimento e Recompensa

As atividades a serem desenvolvidas dentro do Programa Mobiliza serão acompanhadas bimestralmente pela Diretoria, com o apoio da área de recursos humanos para a execução dos planos de ação traçados pelas áreas. Ao final da safra 2018-2019, a Copersucar planeja realizar uma avaliação dos impactos dessas iniciativas e da evolução na percepção dos colaboradores.

Para que os colaboradores da companhia e das usinas produtoras estejam continuamente alinhados às iniciativas e evoluções da Copersucar, foram criados novos canais de comunicação com as equipes.

Jornal Integração

Todos os colaboradores recebem o jornal impresso Integração, com as principais ações da companhia dos dois últimos meses e com informações do dia a dia operacional. Já foram realizadas nove edições com a distribuição de 800 exemplares por publicação.

Newsletter Liderança

Os profissionais dos cargos de gestão recebem, periodicamente, a Newsletter Liderança, que aborda temas estratégicos para os gestores da companhia, antecipa informações sobre os programas em andamento e traz dicas das boas práticas de gestão.

Newsletter Sinergia

A troca de experiências e o diálogo da Copersucar com as usinas produtoras foi intensificado com o envio mensal, desde maio de 2016, da Newsletter Sinergia aos funcionários dessas empresas. No informativo digital, estão concentrados cases de sucesso, novidades para o setor, as ações operacionais das usinas e iniciativas da companhia nas áreas em que há interação com elas, como Logística, Sustentabilidade e Qualidade, Planejamento e Contabilidade. Ao todo foram 21 edições do informativo enviadas a mais de 500 profissionais.

Primeira Edição do Programa de Estágio

A primeira edição do Programa de Estágio da Copersucar teve início na safra 2016-2017, com a participação de dez estudantes para atuar em diferentes áreas da companhia. Nessa iniciativa, a Copersucar propõe um plano de carreira aos jovens, motivados a participar de treinamentos sobre temas do universo profissional e a desenvolver projetos de conclusão.

Inicialmente, três dos dez participantes foram efetivados para as áreas de Gestão de Riscos e Controles Internos, Planejamento e Qualidade, e Comercial, após um ano e meio de programa. Outros cinco permaneciam como estagiários na companhia no fim da safra 2017-2018. A formação de jovens profissionais capacitados dentro do Nosso Jeito de Ser e de Fazer, engajados com o propósito e com o modelo de negócio, é uma das maneiras de a Copersucar gerar valor de forma sustentável no âmbito da gestão de seu capital humano.

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Trabalho com segurança

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A segurança dos colaboradores na condução das operações logísticas para a movimentação de açúcar e etanol é prioridade para a gestão da Copersucar. Continuamente, a companhia investe em mecanismos para fortalecer a conscientização dos profissionais e melhorar as instalações dos terminais, visando à redução dos riscos e dos acidentes.

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Com foco na conscientização dos colaboradores, a Copersucar realizou um amplo trabalho de mapeamento e gerenciamento dos riscos operacionais nos terminais logísticos. O projeto Operação Segura teve início ainda em 2015, no Terminal Açucareiro de Santos (SP), e foi ampliado para as demais unidades. No último biênio, a Operação Segura desenvolveu ações com foco em dois pilares: Atenção e Procedimentos.

Na safra 2016-2017, a companhia desenvolveu a campanha de comunicação “Operação Segura”, com o objetivo de conscientizar os profissionais sobre a importância de avaliar os riscos e adotar comportamentos e medidas para prevenir acidentes nas operações. A iniciativa complementa os contínuos investimentos em instalações e capacitações das equipes para garantir um ambiente de trabalho cada vez mais seguro.



As campanhas educativas, ações para
promoção da melhoria na qualidade de vida e iniciativas de conscientização para um comportamento seguro impactam positivamente
os colaboradores da Copersucar e os transformam em agentes multiplicadores em suas famílias e comunidades

Além da melhoria nos processos, a companhia também estruturou a campanha de comunicação para sensibilizar os colaboradores sobre a importância de adotar comportamentos seguros e monitorar os riscos em todas as atividades. A ação contou com a instalação de cartazes com fotos dos funcionários junto com seus familiares, a distribuição de uma cartilha com dicas e a descrição de procedimentos obrigatórios, a divulgação de vídeos com depoimentos dos próprios colaboradores, entre outras iniciativas.

O projeto Operação Segura fortaleceu a aproximação e o diálogo entre os líderes e suas equipes sobre a segurança nas operações. Uma das práticas adotadas é a Sexta-Feira Segura, que para as atividades por um período para que os colaboradores possam refletir sobre comportamentos seguros. Além disso, as campanhas anuais da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) e da Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho Portuário (SIPATP) também reforçam a cultura de segurança nos terminais.

Como reflexo dessas ações, a taxa de frequência de acidentes nos terminais da Copersucar apresentou uma melhora entre as safras 2016-2017 e 2017-2018.

TAC conquista certificação internacional de segurança marítima

Na safra 2017-2018, o Terminal Açucareiro Copersucar foi reconhecido com a certificação ISPS Code, que endossa a unidade como um terminal que segue regras internacionais de segurança marítima. A certificação foi desenvolvida pela Organização Marítima Internacional, que tem sede em Londres, e as inspeções no Brasil são realizadas pela Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos). Além dessa certificação, o TAC também é certificado de acordo com as normas ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001.

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