Copersucar e Newcom formam parceria para trading de energia no Mercado Livre

01/04/2024

São Paulo/SP – 01 de abril de 2024 – A Copersucar, líder global na comercialização de açúcar e etanol, e a Comerc Energia, uma das maiores plataformas de soluções em energia e descarbonização do Brasil, anunciam a formação de uma joint venture para trading de energia elétrica no mercado livre por meio da Newcom, uma das comercializadoras do Grupo Comerc.

A parceria se dará por meio de investimento da Copersucar para aquisição de 50% de participação da Newcom – atual subsidiária da Comerc Energia. A nova sociedade, que terá controle compartilhado entre a Copersucar e a Comerc, atuará de forma independente e em modelo de plataforma aberta, com foco no mercado livre de energia.

“Este investimento representa mais um importante passo da estratégia da Copersucar para viabilizar soluções em escala ao mercado de energia renovável. Por meio dessa parceria com a Newcom, ampliaremos o nosso portfólio de negócios num mercado de grandes oportunidades, que tende a ser mais dinâmico e competitivo e que está redefinindo as relações entre consumidores e fornecedores de energia”, comenta Tomás Manzano, Presidente da Copersucar.

 

“Essa associação contribuirá para a execução da estratégia das duas companhias. Elas continuarão a atuar de forma independente, mas trarão para a JV suas competências e forças, sendo a escala e o desempenho da Copersucar no setor sucroenergético, e a vasta experiência em trading de energia elétrica da Newcom”, avalia Andre Dorf, CEO da Comerc Energia.

 

Para Pedro Kurbhi, vice-presidente de Trading da Comerc Energia, a JV simboliza um passo importante em um mercado promissor e em crescimento. “A formalização do negócio abre oportunidades para ambos os lados, alicerçada na robustez financeira de uma joint venture. Ela poderá atuar de forma assertiva e se fazer mais presente na cadeia de valor do setor sucroenergético, que é um mercado promissor e que seguirá crescendo ao longo dos anos”, considera Kurbhi.

Em respeito à legislação aplicável, a transação será submetida, previamente ao seu fechamento, ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (“CADE”).

 

 

Sobre a Copersucar

Organizada como um ecossistema único e integrado de negócios especializados que abrange acesso à produção, logística, armazenagem e comercialização, a Copersucar S.A. oferece soluções em escala de energia renovável e alimento natural que impulsionam a transição energética e contribuem para a segurança alimentar mundial. Líder global na comercialização de açúcar e etanol, a companhia é referência no mercado de etanol, atendendo à demanda brasileira através da Evolua Etanol e o mercado americano por meio da Eco-Energy, onde também comercializa o gás natural. No açúcar, além do mercado doméstico, a companhia atende clientes em mais de 70 países através da Alvean – especializada na originação, comercialização e trading de açúcar, e opera um eficiente sistema logístico de exportação a partir do Brasil.

Sobre a Comerc Energia

A Comerc Energia é a mais completa plataforma de soluções renováveis em energia e descarbonização do Brasil. Com mais de 20 anos de atuação e um portfólio sob gestão composto por cerca de 4,7 mil unidades de consumo, o grupo é líder de market share na gestão no mercado livre de energia com 17% dos consumidores, e em 2023, registrou receita operacional líquida de R$ 4,5 bilhões. A estrutura da Comerc Energia é ancorada em quatro verticais de negócios que reúnem em seu portfólio geração renovável centralizada, geração distribuída, comercialização de energia, eficiência energética, medição setorizada e gestão de consumidores no mercado livre, que tornam o caminho para a descarbonização das empresas brasileiras mais concreto, assertivo e possível de ser alcançado.

 

Informações para a imprensa

 Copersucar

Edelman Brasil  – copersucar@edelman.com

 

Comerc Energia

Leandro Saltini – (11) 99615-4573 – lsaltini@jeffreygroup.com

Glauco Figueiredo – (18) 99661-2015 – gfigueiredo@jeffreygroup.com