Declaração conjunta sobre a abordagem multifuncional necessária na descarbonização do transporte marítimo
São Paulo, 20 de outubro de 2025 – Maersk, Everllance e os produtores de etanol Inpasa, FS, Raizen, Atvos e Copersucar, saúdam um futuro de múltiplas vias para a indústria naval, no qual várias tecnologias e combustíveis coexistirão para impulsionar a indústria em direção às suas metas climáticas.
O etanol, já amplamente utilizado em outros setores de transporte, é um entre vários combustíveis alternativos que justificam uma avaliação técnica e regulatória mais aprofundada. Em muitos países, o etanol é extensivamente utilizado como aditivo de combustível ou combustível direto no transporte rodoviário.
Para o transporte marítimo, a escala de produção existente do etanol é uma vantagem, e ele também poderia potencialmente fornecer uma terceira opção de combustível para motores de metanol de combustível duplo. Testes recentes em bancada e em motores realizados por fabricantes líderes indicaram a viabilidade técnica de abastecer esses motores com etanol, ressaltando a importância do desenvolvimento e exploração contínuos. As partes, portanto, apoiam trabalhos adicionais na IMO para examinar a compatibilidade de segurança do etanol com a tecnologia de motores marítimos, a concorrência de matéria-prima, o ciclo de vida e a certificação. Uma colaboração adicional entre produtores, usuários e reguladores de etanol será essencial para melhor entender seu papel no futuro cenário energético do setor. As partes incentivam o agnosticismo de combustíveis nas regulamentações globais e a abertura para examinar todas as vias de combustível de emissões reduzidas sob a Estratégia de GEE de 2023 da IMO, com sobriedade, rigor e o objetivo de longo prazo em vista, enquanto aguardam maior clareza sobre a adoção recentemente adiada da Estrutura Net-Zero, que é crítica para garantir a transição energética global para o transporte marítimo.
Uma regulamentação global robusta de combustíveis, ancorada em emissões de ciclo de vida, transparência e incentivos/penalidades aplicáveis, pode apoiar uma transição acelerada em todo o setor.