
Formados no Programa Conecta compartilham benefícios e resultados
O Programa Conecta, ação socioeducacional da Copersucar com o Instituto Crescer para jovens de 18 a 30 anos, nas cidades de Paulínia e Santos (ambas no estado de São Paulo), oferece conhecimento para ampliar as oportunidades no mercado de trabalho. Mais do que qualificá-los, os empreendedores e formados já compartilham os benefícios que conseguiram a partir do curso em suas vidas.
Como é possível ver no vídeo, um caso admirável é o de Aline Cristina Fernandes, 19 anos, graduanda em Nutrição. Participante do Conecta no segundo semestre de 2016, sua food bike é resultado de suas economias no período em que foi bolsista do projeto e exemplo de como começar o primeiro negócio.
Ela conta que foi montando-o em etapas. A bicicleta foi comprada com a venda de um celular usado mais o dinheiro da bolsa de auxílio. No mês seguinte, um amigo a pintou de azul. Depois, uma amiga fez o design artístico e os outros detalhes vieram com o tempo. “Sempre com muita confiança e paciência, aguardei mais um pouco até o próximo mês. Sou grata a essa escola e a todos que me acolheram e fizeram parte da minha conquista. Em março de 2017, inaugurei a bicicleta na Faculdade de Jaguariúna”, ressalta Aline.
[boxnoticia]
Depoimentos
“Nas aulas conversamos sobre a nossa comunidade, e debatemos os direitos e deveres do adolescente, o que têm provocado algumas mudanças na minha rotina. Por exemplo, agora sei que posso ser ouvida pelos outros como uma pessoa que tem dúvidas e opiniões e que isso pode causar uma grande influência no mundo em que vivemos.”
Leticia Gabriela Oliveira, aluna em Santos
“Nossos caminhos se cruzaram diante de um ideal em comum e aqui estamos. Lutamos e vencemos! Quatro meses de convivência e, sem percebermos, passamos a fazer parte da vida uns dos outros e a compartilhar não só conhecimento. Dividimos medos, incertezas e inseguranças. Somamos entusiasmos, forças e alegrias. Tornamo-nos amigos! E, como diria Mario de Quintana, ‘A amizade é um amor que nunca morre’. Ficarão as lembranças e as saudades.”
Deborah Higino, oradora da 4.ª turma em Paulínia
[/boxnoticia]
Para cumprir sua missão de promover a formação integral do sujeito e empoderamento comunitário, o Programa Conecta realiza ações de Formação em Empreendedorismo, Oficinas de Arte Educação, Fóruns em Roda, Cafés Culturais e ações Saúde e Vida.
Em 2017, o curso de qualificação profissional em Empreendedorismo e Inovação reforça seu objetivo e vocação ao estimular a geração de renda pessoal e movimentar a economia local, capacitando jovens para propor novas soluções e negócios de forma inovadora.
Em Paulínia, o programa tem apoio da Prefeitura e da Câmara Municipal, enquanto que, em Santos, tem apoio do Fundo de Solidariedade de Santos e da Unimonte.
As atividades dos alunos podem ser acompanhadas no blog oficial do Programa Conecta: https://conectacopersucar.wordpress.com
[boxnoticia]
PROGRAMA CONECTA EM NÚMEROS
Paulínia e Santos
169 jovens formados + 112 jovens certificados nas oficinas
1.800 pessoas impactadas pelos Fóruns em Roda e Cafés Culturais
EM SANTOS
- 2 turmas formadas (Qualificação Profissional e Arte Educação)
- 4 Fóruns em Roda
- 2 cafés culturais
- Visitas ao TAC (Terminal Açucareiro Copersucar)
EM PAULÍNIA
- 4 turmas (Qualificação Profissional) + 3 turmas (Arte Educação)
- 8 Fóruns em Roda
- 3 cafés culturais
- Visitas ao TCE (Terminal Copersucar de Etanol)
*Dados até agosto de 2017
[/boxnoticia]