Categorias

Publicada por Copersucar 21/07/2022

Copersucar lança Relatório de Sustentabilidade do biênio 2020-2022 em novo formato

Compromissada com os princípios da transparência, gestão e respeito à sociedade, a Copersucar lançou em julho a edição 2020-2022 do seu Relatório de Sustentabilidade. Em novo formato, a publicação está mais adequada às demandas dos diferentes públicos da companhia e destaca, com objetividade, como o modelo de negócio está alinhado a uma estratégia de valoração dos benefícios do açúcar e do etanol no âmbito econômico, social e ambiental.

O Relatório é composto por dois documentos complementares. O Relato Integrado traz informações relevantes do biênio 2020-2022 de forma clara e concisa, de acordo com os protocolos propostos pela Value Reporting Foundation. A organização tem atuação global e é referência no suporte a empresas e investidores no desenvolvimento de uma compreensão compartilhada dos valores do negócio.

Já o Databook traz, com transparência e objetividade, todos os resultados de gestão e desempenho durante os anos-safra 20/21 e 21/22. Ambos têm como base os requisitos e normas da Global Reporting Initiative (GRI), parâmetro internacional para gestão corporativa da comunicação de sustentabilidade socioambiental.

“Com esta publicação, a Coperscucar reforça seu protagonismo nas práticas ESG [da sigla em inglês, Environmental, Social and Governance] mais relevantes para o mercado e contribui significativamente para a gestão da sustentabilidade em toda a nossa cadeia de valor”, declara a coordenadora de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Copersucar, Maria Cláudia Trabulsi.

Temas estratégicos

As informações reportadas englobam tanto as atividades dos terminais logísticos da companhia, quanto das usinas sócias, além de incluir, pela primeira vez, indicadores da Eco-Energy, empresa com atuação no exterior, 100% controlada pela Copersucar.

A Copersucar também iniciou a atualização da Matriz de Materialidade, que, atualmente, considera as atividades internacionais e estabelece oito temas estratégicos prioritários: Segurança; Transição Energética; Ética e Conformidade; Pessoas e Diversidade; Estratégia e Resultados; Ecoeficiência Operacional; Comunidades Locais; Cana Sustentável.
Assim como os relatórios anteriores, essa edição foi validada por auditoria externa, que garante uma verificação independente, para atestar a credibilidade das informações e reforçar a confiança dos leitores no processo de tomadas de decisão.

O trabalho de elaboração envolve entrevista com os executivos da Copersucar; pesquisa do conteúdo produzido nos canais de comunicação da companhia e o que foi divulgado na mídia; além de checagem e interpretação dos dados do Sistema de Indicadores de Sustentabilidade (SIS) da Copersucar.

RenovaBio

Um dos grandes destaques do biênio 2020-2022 é o desempenho das usinas sócias no RenovaBio, a Política Nacional de Biocombustíveis. Instituído em 2017, o programa federal tem como objetivo expandir a produção de biocombustíveis no Brasil, a partir de critérios como previsibilidade da produção e de sustentabilidade.

“Como uma das maiores comercializadoras de etanol do mundo, a Copersucar atuou ativamente em parceria com as usinas e associações do setor sucroenergético para apoiar as discussões com o Ministério de Minas e Energia na formatação dessa política”, ressalta Maria Cláudia Trabulsi.

Na Safra 21/22, a Copersucar liderou o mercado de Créditos de Descarbonização (CBios), com nove milhões de títulos ofertados – 16% de todas as escriturações de etanol e biodiesel no RenovaBio entre abril de 2020 e março de 2022.

Todas as usinas sócias são certificadas no RenovaBio e têm demonstrado eficiência energética-ambiental 3,4% superior à registrada pela média de todas as produtoras participantes do programa. Na safra 21/22, a evolução na Nota de Eficiência Energético-Ambiental (NEEA) de algumas associadas aumentou até 25% e oito delas passaram por recertificação, registrando evolução média de 8,24% na NEEA do etanol hidratado e de 10,96%, do etanol anidro.

O Relato Integrado 2020-2022 está disponível para consulta na íntegra. Acesse a página do relatório aqui.

Últimas notícias

21/07/2022
Copersucar lança Relatório de Sustentabilidade do biênio 2020-2022 em novo formato
Relatório Integrado e Databook 2020-2022 trazem toda estratégia de sustentabilidade da companhia de forma clara e objetiva. ver mais
22/06/2022
Copersucar divulga resultado da Safra 2021/2022
Companhia apresentou os principais números do período para representantes de instituições financeiras, seguradoras e colaboradores. ver mais
06/06/2022
Copersucar e usinas sócias lançam campanha de prevenção a incêndios no campo
Copersucar e usinas sócias iniciam campanha Fogo Zero, que tem objetivo de conscientização para a prevenção de incêndios no campo ver mais
01/06/2022
Terminal Açucareiro Copersucar completa 24 anos
O dia 1° de junho de 1998 foi um marco na história da Copersucar e, também, um dos dias mais especiais na vida de Manoel... ver mais
05/05/2022
ESG e Transformação Digital: Copersucar compartilha experiências em evento do setor
“O sucesso da transformação digital está em transformar antes de ser digital, em outras palavras, a transformação digital passa primeiro pela mudança de postura e... ver mais
22/03/2022
Na Copersucar, o Dia da Água é sempre celebrado
Copersucar e suas usinas-sócias são comprometidas com o melhor aproveitamento da água, reduzindo o desperdício desse bem valioso, mas finito. ver mais
08/02/2022
Conecta Copersucar: compromisso com a transformação social
Parceria da Copersucar com o instituto Crescer, Programa Conecta já beneficiou mais de 43 mil pessoas desde 2015. ver mais
03/01/2022
Copersucar desenvolve portal para fornecedores
Objetivo da página é concentrar os contatos de prestadores de serviços e transportadoras em um só local. ver mais