Categorias

Publicada por Copersucar 21/07/2022

Copersucar lança Relatório de Sustentabilidade do biênio 2020-2022 em novo formato

Compromissada com os princípios da transparência, gestão e respeito à sociedade, a Copersucar lançou em julho a edição 2020-2022 do seu Relatório de Sustentabilidade. Em novo formato, a publicação está mais adequada às demandas dos diferentes públicos da companhia e destaca, com objetividade, como o modelo de negócio está alinhado a uma estratégia de valoração dos benefícios do açúcar e do etanol no âmbito econômico, social e ambiental.

O Relatório é composto por dois documentos complementares. O Relato Integrado traz informações relevantes do biênio 2020-2022 de forma clara e concisa, de acordo com os protocolos propostos pela Value Reporting Foundation. A organização tem atuação global e é referência no suporte a empresas e investidores no desenvolvimento de uma compreensão compartilhada dos valores do negócio.

Já o Databook traz, com transparência e objetividade, todos os resultados de gestão e desempenho durante os anos-safra 20/21 e 21/22. Ambos têm como base os requisitos e normas da Global Reporting Initiative (GRI), parâmetro internacional para gestão corporativa da comunicação de sustentabilidade socioambiental.

“Com esta publicação, a Coperscucar reforça seu protagonismo nas práticas ESG [da sigla em inglês, Environmental, Social and Governance] mais relevantes para o mercado e contribui significativamente para a gestão da sustentabilidade em toda a nossa cadeia de valor”, declara a coordenadora de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Copersucar, Maria Cláudia Trabulsi.

Temas estratégicos

As informações reportadas englobam tanto as atividades dos terminais logísticos da companhia, quanto das usinas sócias, além de incluir, pela primeira vez, indicadores da Eco-Energy, empresa com atuação no exterior, 100% controlada pela Copersucar.

A Copersucar também iniciou a atualização da Matriz de Materialidade, que, atualmente, considera as atividades internacionais e estabelece oito temas estratégicos prioritários: Segurança; Transição Energética; Ética e Conformidade; Pessoas e Diversidade; Estratégia e Resultados; Ecoeficiência Operacional; Comunidades Locais; Cana Sustentável.
Assim como os relatórios anteriores, essa edição foi validada por auditoria externa, que garante uma verificação independente, para atestar a credibilidade das informações e reforçar a confiança dos leitores no processo de tomadas de decisão.

O trabalho de elaboração envolve entrevista com os executivos da Copersucar; pesquisa do conteúdo produzido nos canais de comunicação da companhia e o que foi divulgado na mídia; além de checagem e interpretação dos dados do Sistema de Indicadores de Sustentabilidade (SIS) da Copersucar.

RenovaBio

Um dos grandes destaques do biênio 2020-2022 é o desempenho das usinas sócias no RenovaBio, a Política Nacional de Biocombustíveis. Instituído em 2017, o programa federal tem como objetivo expandir a produção de biocombustíveis no Brasil, a partir de critérios como previsibilidade da produção e de sustentabilidade.

“Como uma das maiores comercializadoras de etanol do mundo, a Copersucar atuou ativamente em parceria com as usinas e associações do setor sucroenergético para apoiar as discussões com o Ministério de Minas e Energia na formatação dessa política”, ressalta Maria Cláudia Trabulsi.

Na Safra 21/22, a Copersucar liderou o mercado de Créditos de Descarbonização (CBios), com nove milhões de títulos ofertados – 16% de todas as escriturações de etanol e biodiesel no RenovaBio entre abril de 2020 e março de 2022.

Todas as usinas sócias são certificadas no RenovaBio e têm demonstrado eficiência energética-ambiental 3,4% superior à registrada pela média de todas as produtoras participantes do programa. Na safra 21/22, a evolução na Nota de Eficiência Energético-Ambiental (NEEA) de algumas associadas aumentou até 25% e oito delas passaram por recertificação, registrando evolução média de 8,24% na NEEA do etanol hidratado e de 10,96%, do etanol anidro.

O Relato Integrado 2020-2022 está disponível para consulta na íntegra. Acesse a página do relatório aqui.

Últimas notícias

16/02/2024
Copersucar reúne usinas em Ribeirão Preto para evento sobre Sustentabilidade
  A Copersucar realizou, no dia 1º de fevereiro, a segunda edição do Encontro de Sustentabilidade com Usinas Associadas, em Ribeirão Preto (SP). O evento... ver mais
24/01/2024
Copersucar abre edital de seleção de parceiro para projeto social
Está aberto o edital de chamamento para a seleção de organizações da sociedade civil para o desenvolvimento da nova edição do Programa Conecta, iniciativa da... ver mais
28/12/2023
Colaboradores do Terminal Açucareiro Copersucar marcam presença na Corrida Internacional de São Silvestre
Os corredores foram selecionados por seu desempenho na corrida de 10 km da Tribuna FM, realizada em maio deste ano ver mais
08/11/2023
Copersucar avança em sua estratégia de transição energética com o combustível renovável de aviação (SAF)
Copersucar, usinas associadas e Evolua Etanol obtiveram a certificação ISCC CORSIA, habilitando o ecossistema de negócios a comercializar em escala o etanol destinado à fabricação... ver mais
28/08/2023
SOU SIM premia projetos de melhorias implementados por colaboradores na Safra 22/23
Prêmio reconhece Kaizens realizados por colaboradores da Copersucar nos seus três terminais e na Sede na última safra. ver mais
12/07/2023
Copersucar atualiza e simplifica o Portal de Fornecedores
Plataforma está sendo atualizada, para simplificar os processos e encurtar o tempo de análise dos cadastros de fornecedores. ver mais
07/07/2023
Copersucar reforça campanha contra incêndios no campo
Companhia organizou webinar sobre as iniciativas previstas pelo Sistema Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais. ver mais
21/06/2023
Copersucar apresenta resultados da Safra 22/23 em evento em São Paulo
Na manhã desta terça-feira (20), a Copersucar recebeu, em evento realizado em São Paulo (SP), representantes de instituições financeiras e seguradoras para a apresentação dos... ver mais