Categorias

Fornecedor da Copersucar, Ambipar abastece sua frota com etanol
Publicada por Copersucar 16/11/2020

Fornecedor da Copersucar, Ambipar abastece sua frota com etanol

Fornecedor da Copersucar, Ambipar abastece sua frota com etanol

Prestador de serviços da Copersucar, o grupo multinacional Ambipar adotou, desde agosto, o etanol para 100% de sua frota de veículos leves, mirando a redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), em uma ação que é parte de uma campanha conjunta de estímulo ao uso de etanol.

“Queremos engajar nossos colaboradores, para que eles compartilhem com seus familiares e amigos o conhecimento do quanto todos nós podemos contribuir, por meio de uma ação tão simples, que é optar pelo etanol no momento de abastecer nossos veículos”, explica a diretora de Sustentabilidade da Ambipar, Onara Oliveira de Lima.

Desde 1995, a Ambipar atua em gestão ambiental, gerenciamento de resíduos, atendimento emergencial, prevenção de acidentes e na locação de veículos de trabalho, focando sempre os preceitos do ESG, ou seja, as melhores práticas ambientais, sociais e de governança em toda a cadeia do negócio.

A questão da sustentabilidade, portanto, é uma das premissas da política interna da empresa e um dos pilares do ESG (sigla em inglês para Environmental, Social and Governance), cujas métricas têm sido cada vez mais determinantes para a tomada de decisão dos investidores.

“A cultura da sustentabilidade é valor para a empresa. Estudos apontam que o consumo do etanol em relação à gasolina reduz de 70% a 90% as emissões de gás carbônico lançadas na atmosfera. Nesse cenário, a decisão de abastecermos nossa frota exclusivamente com o biocombustível foi natural, está intrinsecamente relacionada ao negócio”, informa Onara.

Recuperação ambiental

Sempre em busca de inovações para oferecer os melhores resultados aos clientes, a empresa também desenvolve projetos internos que possam demonstrar aos stakeholders essa preocupação com a sustentabilidade, caso do aplicativo Carbon Z, que calcula a pegada ecológica das emissões de gás carbônico (CO2) de pessoas, empresas ou indústrias. Para utilizar, basta entrar no site Carbon Z , fazer o download do app, que está disponível para Android e iOS, e se cadastrar.

“Com o cálculo da pegada, é possível saber o que fazer para neutralizar esse rastro ecológico. Em geral, essa neutralização é realizada por meio do plantio de árvores em áreas degradadas, para a recuperação ambiental. Ao fazer essa opção, o usuário recebe um certificado de compensação de carbono, quantificando as árvores que plantou, as espécies plantadas e sua localização, além de poder acompanhar o desenvolvimento da muda”, esclarece Onara.

A executiva detalha mais sobre ESG e a nova política de abastecimento da Ambipar no quinto episódio do CoperCast, o podcast da Copersucar, que está acessível no Spotify.

Parceiros alinhados com a sustentabilidade

A sustentabilidade está na essência do negócio da Copersucar, de prover energia renovável e alimento natural para o bem-estar da sociedade, por meio da comercialização de etanol e açúcar. “É importante que não apenas nossa cadeia produtiva, mas a de relacionamentos esteja alinhada com nosso propósito e valores”, explica o gerente de Suprimentos e integrante do Comitê de Sustentabilidade da Copersucar, Marcelo Firmino.

Com foco nessa sinergia com fornecedores e prestadores de serviço, como locadoras de veículos e transportadoras, a companhia compartilha boas práticas por meio de encontros, palestras e workshops, e apoia ações de marketing, como a produção do adesivo veicular ‘Vá de Etanol’.

“A ideia é conscientizar nossos parceiros sobre os ganhos socioambientais do biocombustível, provendo-os com o máximo de informações possível, para que eles adotem e sejam multiplicadores dos benefícios do etanol e incentivem seu consumo entre seus funcionários e para o público em geral”, explica Firmino.

InService: preferência pelo etanol

A parceria com a Copersucar reavivou um antigo interesse da InService em utilizar o etanol. Desde 2019, a prestadora de serviços de limpeza e de infraestrutura divulga aos funcionários os benefícios do biocombustível para o meio ambiente e a sociedade, por meio de informativos, quizzes e no Diálogo Semanal de Segurança, Saúde e Meio Ambiente.

Segundo o gerente de Desenvolvimento Técnico da empresa, Tiago Aguiar, a orientação é para abastecerem exclusivamente com etanol. “Mas não é obrigatório, porque há localidades e situações em que não há outra opção, como alguns postos de combustível de cidades pequenas em Estados do Norte e do Centro-Oeste, por exemplo. Contudo, sempre que utilizar gasolina, ele terá de justificar a escolha”, explica.

Aguiar diz que muitas vezes, pela pressa, o frentista não discrimina o tipo de combustível na Nota Fiscal, motivo pelo qual não consegue precisar qual a porcentagem de utilização do etanol. Mas, a empresa está reforçando com seu quadro a necessidade de sempre conferir se o produto está determinado no documento. “Se tiverem opção, a preferência de nossos colaboradores é pelo etanol”, completa Aguiar.

Últimas notícias

16/02/2024
Copersucar reúne usinas em Ribeirão Preto para evento sobre Sustentabilidade
  A Copersucar realizou, no dia 1º de fevereiro, a segunda edição do Encontro de Sustentabilidade com Usinas Associadas, em Ribeirão Preto (SP). O evento... ver mais
24/01/2024
Copersucar abre edital de seleção de parceiro para projeto social
Está aberto o edital de chamamento para a seleção de organizações da sociedade civil para o desenvolvimento da nova edição do Programa Conecta, iniciativa da... ver mais
28/12/2023
Colaboradores do Terminal Açucareiro Copersucar marcam presença na Corrida Internacional de São Silvestre
Os corredores foram selecionados por seu desempenho na corrida de 10 km da Tribuna FM, realizada em maio deste ano ver mais
08/11/2023
Copersucar avança em sua estratégia de transição energética com o combustível renovável de aviação (SAF)
Copersucar, usinas associadas e Evolua Etanol obtiveram a certificação ISCC CORSIA, habilitando o ecossistema de negócios a comercializar em escala o etanol destinado à fabricação... ver mais
28/08/2023
SOU SIM premia projetos de melhorias implementados por colaboradores na Safra 22/23
Prêmio reconhece Kaizens realizados por colaboradores da Copersucar nos seus três terminais e na Sede na última safra. ver mais
12/07/2023
Copersucar atualiza e simplifica o Portal de Fornecedores
Plataforma está sendo atualizada, para simplificar os processos e encurtar o tempo de análise dos cadastros de fornecedores. ver mais
07/07/2023
Copersucar reforça campanha contra incêndios no campo
Companhia organizou webinar sobre as iniciativas previstas pelo Sistema Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais. ver mais
21/06/2023
Copersucar apresenta resultados da Safra 22/23 em evento em São Paulo
Na manhã desta terça-feira (20), a Copersucar recebeu, em evento realizado em São Paulo (SP), representantes de instituições financeiras e seguradoras para a apresentação dos... ver mais