Voltar para Notícias
Categorias: Releases
Tags:
Publicado em: 18 agosto 2025

Relatório de Sustentabilidade Safra 24/25 destaca avanços da Copersucar com o uso do biometano na indústria e transporte

Contribuição do etanol para a descarbonização foi ainda mais relevante na Safra, com volume recorde de comercialização no Brasil e nos Estados Unidos

Principais Destaques:

  • Pela primeira vez, a Copersucar contabiliza no seu inventário de gases de efeito estufa (GEE) o uso de biometano nas suas operações industriais e de transporte, evitando a emissão de mais de 4 mil tCO2eq e o uso de 2 milhões de litros de diesel.
  • O uso de etanoldutos evitou a circulação de mais de 100 mil caminhões em áreas urbanas no ano, totalizando 87 mil tCO2eq evitadas.
  • A ampliação do uso do modal ferroviário no transporte de açúcar evitou a emissão de 53 mil tCO2eq.
  • Etanol comercializado evitou a emissão de CO2 equivalente ao consumo anual de 1/3 da frota de veículos leves do País rodando a gasolina.
  • Aumento na comercialização de CBIOs, com geração de 6 milhões de créditos, equivalente à redução de 6 milhões de tCO2eq, comprovando os avanços na produção sustentável das usinas associadas.
  • Geração de 6.700 GWh de energia elétrica de biomassa pelas usinas associadas, o equivalente ao consumo anual de uma cidade do tamanho de Roterdã, na Holanda.
  • Impacto Social: com mais de 150 projetos sociais em 337 municípios, o Ecossistema Copersucar beneficiou mais de 430 mil pessoas no Brasil.
  • Segurança alimentar: maior comercializadora de açúcar do mundo, a Copersucar contribuiu para a alimentação de aproximadamente 630 milhões de pessoas por ano em mais de 70 países.

São Paulo, 20 de agosto de 2025 – A Copersucar, ecossistema que oferece soluções de energia renovável e alimento natural, líder global na comercialização de açúcar e etanol, apresenta o seu Relatório de Sustentabilidade referente à Safra 24/25.

Como referência na implantação de processos produtivos de baixo carbono e grande impacto social, o Ecossistema Copersucar é líder na oferta de produtos que descarbonizam as cadeias produtivas de transporte, energia elétrica e indústria.

Pela primeira vez o Relatório aponta os benefícios do uso de biometano substituindo o diesel no processo produtivo das usinas e no transporte. O biometano, gás combustível purificado de origem renovável produzido a partir de bactérias que metabolizam os resíduos orgânicos da produção de açúcar e etanol (torta de filtro e vinhaça), é capaz de reduzir até 90% as emissões de gases de efeito estufa (GEE) em relação ao diesel ou o gás natural, podendo ser utilizado também para a geração de energia elétrica renovável.

Na Safra 24/25, o uso do biometano evitou o consumo de 2 milhões de litros de diesel, evitando a emissão de mais de 4 mil tCO₂eq. Caso de sucesso na produção e uso do biometano, a Cocal, usina associada Copersucar, iniciou a produção de biometano em 2021 e possui uma das primeiras plantas em

operação no Brasil, com capacidade de produzir até 25 mil m³ de biometano por dia. Na Safra 24/25, o uso do biocombustível na frota da Cocal evitou o consumo de 720 mil litros de diesel e a emissão de cerca de 1,9 mil tCO₂eq. O resíduo gerado no processo ainda é reaproveitado como biofertilizante, atendendo 95% da área agrícola da usina.

Complementando as iniciativas para descarbonizar o escoamento de produtos, a Copersucar também utiliza etanoldutos e ferrovias. O uso dos dutos para transporte de etanol na Safra tirou de circulação mais de 100 mil caminhões de áreas urbanas enquanto o uso de ferrovias para o transporte de açúcar evitou a emissão de 53 mil tCO₂eq, contribuindo significativamente para a redução de emissões de CO₂ e para a melhoria da mobilidade urbana.

Com o etanol, a companhia atingiu o recorde de comercialização na safra 24/25 com suas operações no Brasil e nos Estados Unidos. O volume negociado evitou a emissão de mais de 26 milhões de tCO2eq, o equivalente ao consumo anual de 12,5 milhões de veículos à gasolina em um ano, o que representa aproximadamente 1/3 da frota brasileira de veículos leves.

Além disso, foram emitidos 6 milhões de CBIOs (certificados de carbono), referentes à emissão evitada de 6 milhões de tCO2eq, um crescimento de 16% em relação à safra anterior, demonstrando avanço na produção sustentável do ecossistema.

As usinas associadas também geraram 6.700 GWh de energia elétrica a partir de biomassa, volume suficiente para abastecer uma cidade do porte de Roterdã, na Holanda.

Na Safra 24/25, o Ecossistema Copersucar, considerando os escopos 1 e 2 das usinas associadas, registrou emissões de 0,4569 tCO₂eq por tonelada de produto comercializado e, desde 2023, vem intensificando o monitoramento e a gestão das emissões indiretas (escopo 3). Entre as iniciativas estão o uso de biofertilizantes em substituição a insumos sintéticos, a adoção de práticas de agricultura regenerativa e a troca de combustíveis fósseis por alternativas renováveis, medidas que contribuem para ampliar o sequestro de CO₂ no campo.

No campo social, o ecossistema destinou cerca de R$ 12 milhões para mais de 150 projetos que beneficiaram 430 mil pessoas em comunidades das regiões onde atua. As iniciativas priorizam a educação, com iniciativas voltadas à educação para o esporte e à educação para a sustentabilidade, com foco na formação cidadã e no desenvolvimento local.

A atuação da Copersucar também reforça seu papel na segurança alimentar global: a comercialização de açúcar contribui para a alimentação de aproximadamente 630 milhões de pessoas por ano, em mais de 70 países.

“Temos consciência do enorme impacto gerado pelo nosso portfólio de produtos de baixíssima intensidade de carbono e sabemos da responsabilidade que temos. Continuamos dedicados para ampliar ainda mais este impacto com uma série de iniciativas e investimentos contínuos. Esta é uma jornada que alia crescimento, geração de valor e impacto positivo, construindo novas fronteiras para nosso negócio e para uma economia de baixo carbono”, destaca Tomás Manzano, presidente da Copersucar.

Esses e outros resultados estão detalhados no Relatório de Sustentabilidade da Safra 24/25, que passa a ser publicado anualmente. O documento contempla o inventário anual de gases de efeito estufa (GEE), ratificado pelo oitavo ano consecutivo com o selo Ouro da Fundação Getúlio Vargas no Registro Público de Emissões. Acesse aqui: https://relatorios.copersucar.com.br/2025/

Sobre a Copersucar: A Copersucar oferece soluções em escala de energia renovável que impulsionam a transição energética e contribuem para a segurança alimentar mundial. Organizada como um ecossistema único e integrado de negócios especializados, a companhia é líder global na comercialização de açúcar e etanol, e opera um eficiente sistema logístico multimodal. No etanol, atende a demanda brasileira através da Evolua Etanol, e o mercado norte-americano por meio da Eco-Energy, que também atua na comercialização de gás natural. No açúcar, além do mercado doméstico, a companhia atende clientes em mais de 70 países através da Alvean. A Copersucar também atua no setor de energia elétrica renovável com a Newcom e é acionista da Logum, maior sistema dutoviário de transporte de etanol no Brasil, e do CTC (Centro de Tecnologia Canavieira), maior centro de P&D de cana-de-açúcar do mundo. Para saber mais, acesse: www.copersucar.com.br

Informações de Imprensa: Néctar Comunicação – copersucar@nectarc.com.br Taís Haupt +55 (11) 98978-0767