Copersucar inaugura terminal em Ribeirão Preto e amplia capacidade logística

12/03/2012

Obra é parte do montante de R$ 2 bilhões que serão aplicados até 2015

A Copersucar, maior comercializadora brasileira de açúcar e etanol integrada à produção, inaugurou nesta segunda-feira (12 de março de 2012) o Terminal Multimodal de Ribeirão Preto, obra que traz importantes ganhos de produtividade na movimentação de açúcar, além de benefícios ambientais e sociais. Esse terminal é parte do montante de R$ 2 bilhões que a empresa investirá em grandes projetos de logística até 2015.

A cerimônia de inauguração contou com a presença da prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera, da secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Mônika Bergamaschi, de empresários do setor sucroenergético e acionistas da Copersucar.

Os investimentos realizados no Terminal viabilizam o aumento da capacidade de recepção e expedição de açúcar, bem como de armazenagem, além de maior velocidade nas operações. Peça importante do terminal é a “Pêra Ferroviária”, necessária para aperfeiçoar o escoamento em larga escala da produção, ampliando a capacidade de movimentação de 150 mil toneladas para 1,5 milhão de toneladas de açúcar por ano até o Porto de Santos.

A obra permite que a Copersucar intensifique o uso de ferrovia, a partir do terminal multimodal. Estima-se a redução de 42 mil viagens de caminhões por ano, no trecho Ribeirão Preto-Santos, reduzindo o consumo de combustível e a emissão de gases de efeito estufa, além de contribuir para maior segurança e mobilidade no trânsito rodoviário e urbano.

“A implantação desses projetos de infraestrutura e logística é mais um passo da Copersucar para fortalecer sua liderança no setor sucroenergético. Essa operação vem aumentar a nossa competitividade e agregar valor aos resultados”, afirma o presidente do Conselho da Companhia, Luís Roberto Pogetti.

Como funciona

O sistema de carregamento, em conjunto com a Pêra Ferroviária – um desvio de 2,8 km na linha principal – permite elevar a capacidade de expedição para 10.000 toneladas por dia, com destino ao Porto de Santos. Em plena utilização, o novo terminal responderá por ganhos de produtividade superiores a 10 vezes a estrutura anterior.

O Terminal Multimodal também ganhou um novo armazém e teve ampliada sua capacidade estática em mais de 50 mil toneladas, totalizando 70 mil toneladas de açúcar. A estrutura do complexo é composta ainda por um sistema de recepção rodoviária (moega), esteiras transportadoras e o sistema de carregamento de vagões (tulha). O terminal tem capacidade de receber a produção das usinas da região, tanto associadas quanto originadas, durante toda a safra, e está preparado para operar 24 horas por dia.

Parceria

A operação ferroviária é uma parceria entre a Copersucar e a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). O contrato entre as empresas, de longo prazo, permitiu a reforma de 500 vagões tipo Hooper, dedicados à Copersucar, com ganhos de produtividade tanto na carga quanto na descarga, com maior segurança e eficiência. Além disso, contempla a concessão da área onde foi construída a Pêra Ferroviária.

“O modal ferroviário responde atualmente por 50% do transporte de açúcar a granel,e a meta da Copersucar é fazê-lo chegar a 70% dentro do atual plano de investimentos, até 2015”, afirma Paulo Roberto de Souza, presidente da Companhia. “A entrada em operação do novo terminal integra a estratégia logística da Copersucar e representa uma ação concreta de sustentabilidade, pois economicamente nos permite a redução de custos nos processos, traz o benefício ambiental do uso intensivo da malha ferroviária e, além disso, contribui socialmente para a diminuição dos riscos de acidentes nas estradas paulistas, retirando um grande volume de caminhões de circulação”, conclui.

Sobre a Copersucar S/A

Constituída em 2008, é a maior comercializadora brasileira de açúcar e etanol integrada à produção. Seu modelo de negócio, considerado único, combina a produção das 48 usinas produtoras sócias e de cerca de 50 unidades não sócias, com um sistema integrado de logística, transporte, armazenamento e comercialização em grande escala, nos mercado interno e externo, sob responsabilidade e gestão direta da Companhia.

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