Copersucar mira mercado asiático e inicia operações em Hong Kong

06/12/2012

Estratégia amplia internacionalização da Companhia e fortalece atendimento em países como China, Indonésia e Malásia

A Copersucar S. A., maior comercializadora brasileira de açúcar e etanol, acaba de dar início às operações de sua subsidiária na Ásia. Localizada em Hong Kong, a Copersucar Ásia reforçará a estratégia da companhia em ampliar seu posicionamento no mercado mundial de açúcar.

A subsidiária de Hong Kong irá aproximar a Copersucar do mercado asiático, em especial de países como China, Indonésia e Malásia. Até pouco tempo atrás, a região era abastecida basicamente pela produção local de açúcar. Porém, com o crescimento demográfico e de renda, a demanda do produto da região tende a superar a oferta, abrindo espaço para novos negócios.

Atualmente, a Copersucar tem um market share de açúcar bruto de 40% no MENA (Middle East North Africa), mercado que concentra a maior parcela das vendas de açúcar da empresa. No sudeste asiático, a atuação da empresa no mercado é de cerca de 10%, com potencial de expansão.

Além da distância, o fuso horário é um obstáculo real para atender o mercado da região. Com o novo negócio, a Copersucar vence essas barreiras, aprofunda seu relacionamento com os consumidores do extremo oriente e continua a expandir sua atuação global no mercado de açúcar. A Copersucar Ásia terá oportunidade também de atuar na originação de açúcar naquela região.

Safra 2012/2013

A Copersucar projeta um crescimento de 25% nos volumes de comercialização de açúçar na atual safra. Na safra 2011/2012, a empresa brasileira comercializou 6,9 milhões de toneladas de açúcar, dos quais 5,1 milhões foram destinados à exportação. Hoje, a Copersucar detém 10% do mercado livre mundial de açúcar.

A Copersucar S.A., criada em 2008, é a maior comercializadora brasileira de açúcar e etanol integrada à produção. A empresa detém a exclusividade das vendas de 48 unidades produtoras sócias e, em regime não exclusivo, de cerca de 50 unidades produtoras não sócias. Seu modelo de negócios, considerado único, combina a produção das unidades produtoras sócias e de unidades não sócias, com um sistema integrado de logística, transporte, armazenamento e comercialização de grande escala, nos mercado interno e externo, sob responsabilidade e gestão direta da Companhia.

Contato:
Comunicação+
Fernanda Leão
(11) 3874-2041
fernanda.leao@comunicacaomais.com.br

Maria Fernanda Ribeiro
(11) 3874-2040
maria.fernanda@comunicacaomais.com.br