Programa Social da Copersucar completa 5 anos de conquistas

28/10/2020

O Conecta, programa social da Copersucar, completa cinco anos de atuação trabalhando na transformação social, formação integral do cidadão e empoderamento comunitário por meio de ações que envolvem empreendedorismo, qualificação profissional, educação, esporte, saúde, arte e cultura. Desde 2015, mais de 31.600 pessoas foram acolhidas, entre jovens em formação, empreendedores, integrantes das comunidades e cidadãos em vulnerabilidade em Paulínia, Santos, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, cidades onde a empresa tem atuação direta.

Utilizando-se de mecanismos de engajamento com as comunidades e fomento ao desenvolvimento local, o projeto busca potencializar aspectos intelectuais, políticos, sociais, afetivos, físicos e éticos, por meio de aulas de formação, feiras de empreendedorismo, cursos de marcenaria, fóruns, peças de teatro, cafés culturais com artistas locais, oficinas esportivas e ações voluntárias.

“Nosso propósito vai além de conectar o campo ao mundo, promover energia renovável e alimento natural para o bem-estar da sociedade. Para nós, ser sustentável também é cuidar da comunidade, contribuindo para o desenvolvimento dos locais onde atuamos”, comenta Monica Jaen, gerente de sustentabilidade e meio ambiente da Copersucar, empresa líder mundial em comercialização de açúcar e etanol. “Contribuímos não apenas com o aluno que participa das atividades, mas também com suas famílias e comunidades envolvidas. Cada ação realizada pelo programa, a cada formação concluída, enche de orgulho a nossa equipe e reafirma que estamos no caminho certo para ajudar a transformar a sociedade em um lugar mais justo e igualitário”, ressalta a executiva.

As atividades desenvolvidas pelo Conecta trabalham no intercâmbio do conhecimento humano e profissional, resgatando a autoestima, valorizando talentos e saberes populares, estimulando o diálogo democrático para enfrentamento das adversidades.

“Para nós é uma grande satisfação poder contribuir com as diversas frentes de atuação do Programa Conecta, seja no desenvolvimento profissional e capacitação dos jovens, fomentando talentos locais e suas expressões artísticas, como no fortalecimento dos vínculos dos alunos com suas comunidades e no apoio ao esporte, que traz benefícios tanto para a saúde quanto para a sociabilidade. Neste quinto ano de parceria, estamos muito felizes com os resultados”, destaca a Diretora do Instituto Crescer, Dra. Luciana Allan.

Qualificação profissional e empreendedorismo – direcionado a jovens entre 18 e 34 anos que queiram transformar ideias em projetos e montar seu próprio negócio, o programa utiliza da metodologia Design Thinking para promover o empreendedorismo por meio da formação cognitiva, comportamental e ferramental para que os participantes criem e implementem um plano de negócios.

Nesses cursos de qualificação profissional, que já certificaram mais de 540 jovens, os alunos têm aulas gratuitas de comunicação e expressão, empreendedorismo, gestão da qualidade de vida e do trabalho, informática e matemática financeira, com o objetivo de prepará-los profissionalmente para enfrentar um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo. Ao final, eles realizam uma feira para expor suas empresas, produtos e serviços, ocasião em que são estimulados, inclusive, a fechar negócios com os visitantes. Para participar do curso de empreendedorismo é necessário ter ensino médio completo e ser residente nos municípios em que as aulas são ministradas. A participação de voluntários como palestrantes nas turmas, como o presidente da Copersucar, João Teixeira, e o vice-presidente de desenvolvimento do McDonald’s, Dorival Oliveira, é um incentivo para os empreendedores.

Nathalia Rodrigues Rocha Mendes, 28 anos, é uma das centenas de jovens auxiliadas pelo programa. Moradora de São José do Rio Preto, ela abriu uma empresa de Coffee break corporativo após participar do Conecta no final de 2019 e conta que o curso foi um divisor de águas. “Quando eu procurei o Conecta eu estava em busca de apoio. Eu sempre quis ter uma empresa, conhecia muitas coisas, mas não sabia qual caminho seguir. Eles me deram todas as ferramentas para eu montar o negócio, aprendi a calcular o meu custo, o preço de venda, a fazer as tabelas corretamente, entender meu ponto de equilíbrio e quanto eu precisava para poder ter lucro”. Hoje, a Girassol Delícias, empresa da Nathalia, vende até 200 lanches por dia para empresas da região. “A parte que mais me ajudou foi a que mexeu com o emocional, pois, para você poder ser um bom profissional, você precisa se entender como pessoa. E no curso eu consegui colocar emoção no meu projeto de vida. Só quando eu estabeleci o emocional, a parte empresarial floresceu”, completa a empresária.

De mãe para filha – Aline Oliveira (34 anos), moradora de Santos, concluiu o curso no segundo semestre de 2018 e abriu a Cake Casamenteiro. Com o aumento da faixa etária do programa, a mãe da Aline também se inscreveu e participa, hoje, das aulas do Conecta.

Cultura e arte – Nestes cinco anos, o Conecta promoveu diversas ações culturais que impactaram mais de 15 mil pessoas, entre alunos, familiares e membros da comunidade. Destaque para a Oficina Arte Educação que, mediante aulas de teatro, música, dança e cenografia, procura desenvolver o protagonismo em jovens de 13 a 17 anos para o fortalecimento comunitário. Ao final do curso, os alunos participam da construção de mostras multiculturais.

A iniciativa da Copersucar ainda leva até as comunidades encontros culturais semestrais para fortalecer a identidade social. É o caso do café cultural que viabiliza espaço e uma programação completa para que talentos locais de diversas formas de expressão se apresentem, promovendo assim o acesso democrático da população à diversidade artística. Dança, teatro, circo, cultura popular, performances, varal de poesia e música são algumas das atividades realizadas nestes encontros.

O programa ainda promoveu apresentações de teatro gratuitas nas cidades onde atua. Na peça O Pequeno Príncipe, assistida por quase 8 mil pessoas e que tem a apresentação completa disponível no site do Conecta, a questão da inclusão social e quebra de barreiras, também foi abordada. O ator escolhido para ser protagonista da peça, Ian Pereira, tem síndrome de Down e, ainda, foi realizada uma apresentação especial para uma turma de crianças com deficiência, que contou com a presença de um intérprete de libras. “A canção do Direitos da Criança”, foi outro clássico exibido para mais de 4300 pessoas, uma releitura do álbum Canção dos Direitos da Criança, lançado em 1987 pelo compositor Toquinho e o artista plástico Elifas Andreato.

Engajamento social – Abordar assuntos de interesse comunitário, fomentando o diálogo saudável e construtivo, estimulando os participantes do programa a se tornarem agentes de transformação local, também é um dos objetivos do Conecta.

Por meio de encontros abertos ao público, chamado de Fórum em Roda, especialistas voluntários mediam debates sobre temas de relevância coletiva. Esta atividade vem se mostrando um instrumento de mobilização eficaz para abordar assuntos como geração de renda, planejamento financeiro, alimentação saudável, prevenção ao uso de drogas e violência, sexualidade, entre outros.

E dentro do processo de formação do Conecta, os jovens participantes ainda são incentivados a realizar ações voluntárias de cidadania e solidariedade, em conjunto com colaboradores da própria Copersucar. Desde 2015, mais 2.500 pessoas foram beneficiadas pelas atividades promovidas pelos estudantes com a distribuição de brinquedos, materiais escolares, livros, roupas e produtos de higiene. Foram realizadas ainda festas em orfanato de crianças, comemorações juninas e de dia das mães em lares de idosos, arrecadação e entregas de produtos básicos para famílias carentes em decorrência de chuva, entrega de marmitas para moradores de rua, entre outras realizações.

Saúde e esporte – o programa também estimula o hábito da prática esportiva e promoção da saúde nas comunidades onde a Copersucar está instalada. Excelente ferramenta educacional, o esporte ajuda na formação do indivíduo, eleva a autoestima e incentiva o trabalho em equipe, entre outros benefícios.

Por meio de oficinas esportivas de vôlei com adolescentes de 13 a 17 anos, a ação saúde e vida atendeu 510 jovens em Santos e São José do Rio Preto. O projeto ainda estimula o estudo, uma vez que para participar da atividade, o aluno precisa estar matriculado na escola.

Goulat Victório Oliveira Silva (20 anos), participante do Conecta Vôlei em 2018, acabou aprovado para a equipe municipal de Santos. O programa incentivou a sua carreira esportiva e hoje ele é jogador profissional de futebol na Penapolense, além de cursar faculdade de direito em São Paulo.

Próximas ações – para o segundo semestre de 2020, o Conecta já tem novas turmas de empreendedorismo, que devido à necessidade de distanciamento social provocado pela Covid-19, serão online. No total, já estão inscritos 90 jovens de Santos, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto. Neste momento de pandemia, tão difícil para todos, cidadãos com mais de 34 anos também foram considerados para participar do curso.

Destacando-se por seu sistema de gestão participativa e por sua capacidade de mobilização social, o Conecta é articulado com o poder público, a Copersucar e o terceiro setor, contando com a parceria do Instituto Crescer, que atua com projetos relacionados à formação de educadores, qualificação profissional e desenvolvimento comunitário. O projeto tem o apoio das prefeituras de Santos, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, e do Governo Estado de São Paulo. Além disso, também são realizadas parcerias com o Fundo de Solidariedade de Santos e a São Judas Campo Unimonte em Santos, o Espaço Ser Essencial, em São José do Rio Preto, e a Escola Reninton, em Ribeirão Preto.

Para conferir mais detalhes desta iniciativa e outras ações sustentáveis que a Copersucar realiza, acesse o relatório de GRI disponível no site da empresa.

Para conferir mais detalhes do Conecta, acesse o site do Programa Conecta Copersucar.

Sobre a Copersucar

A Copersucar S.A. é líder global na comercialização de açúcar e etanol. Seu modelo de negócio, considerado único, combina a oferta em larga escala de produtos de alta qualidade com um sistema integrado de logística, transporte, armazenamento e comercialização, no Brasil e no mercado internacional.

Mais informações acesse o site da Copersucar.

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA

GWA Comunicação Integrada

Paulo Mathias

paulo@gwa.com.br

(11) 96915-4316