Voltar para Notícias
Categorias: Releases
Tags:
Publicado em: 12 setembro 2014

Terminal Copersucar de Etanol recebe primeiro carregamento de etanol

A Copersucar, líder global na comercialização de açúcar e etanol, iniciou as operações do Terminal Copersucar de Etanol (TCE), em Paulínia (SP), após obter autorização operacional da ANP (Agência Nacional de Petróleo). Na terça-feira (09/09/2014), o TCE recebeu seu primeiro carregamento do biocombustível, de 332 mil litros de etanol hidratado. No dia seguinte, mais 268 mil litros foram descarregados, totalizando 600 mil litros de armazenagem, parte dos 15 milhões de litros que compõem o primeiro lote de etanol, que será completado nos próximos dias.

Com investimentos de R$ 150 milhões e capacidade de armazenagem de 180 milhões de litros, o terminal permitirá operar, de maneira intermodal, os sistemas rodoviário e dutoviário. Isso será possível devido à sua interligação aos dutos da Logum, empresa da qual a Copersucar é uma das sócias, e ao sistema da Replan, da Petrobras. O duto que fará essa integração, de 1,9 km, é a próxima etapa do projeto.

Erguido em uma área de 356 mil metros quadrados de terreno próprio da Copersucar, o terminal conta com dez tanques de etanol, com capacidades de armazenamento entre 5 e 40 milhões de litros de etanol, além de 100 vagas para o estacionamento de caminhões. O volume total de movimentação previsto para o terminal nessa primeira fase é de 2,3 bilhões de litros de etanol por safra. Em termos de comparação, o volume equivale a quase 50% de todo etanol comercializado pela Copersucar na safra 2013/2014, de 4,9 bilhões de litros.

Sustentabilidade e eficiência

Devido à intermodalidade do terminal e sua integração com a Logum, o TCE permitirá uma significativa diminuição de viagens de caminhão por safra, uma vez que o etanol será transportado diretamente pelos dutos, com menor tempo de escoamento do biocombustível, maior economia de combustível e mais segurança nas estradas, representando expressivos benefícios para o meio ambiente e as comunidades. O investimento atende a critérios técnicos de excelência nos âmbitos operacional, tecnológico e ambiental.

Informações para a Imprensa
Comunicação+
Leonardo Aragão
(11) 3874-2041
leonardo.aragao@comunicacaomais.com.br

Maria Fernanda Ribeiro
(11) 3874-2040
maria.fernanda@comunicacaomais.com.br