Voltar para Notícias
Categorias: Negócios
Tags: açúcar, copersucar, etanol, EXPORTAÇÃO, logística
Publicado em: 01 outubro 2018

Copersucar comemora 10 anos como S.A.

Pilha de açúcar pronta para a exportação em armazém no Porto de Santos. Foto: Na lata.

 

Foram muitas as transformações e adaptações às novas configurações de mercado desde a criação da Cooperativa de Produtores de Cana-de-Açúcar, Açúcar e Álcool do Estado de São Paulo, em 1959, e nos últimos anos 10 anos, após a criação da Copersucar S.A., em 1º de outubro de 2008. Com um modelo de negócio único, nascia a maior empresa do setor sucroenergético do Brasil e uma das maiores exportadoras mundiais de açúcar e etanol.

A última década representou a consolidação da empresa que expandiu sua presença no mercado global, com maior oferta de açúcar e etanol, e fortaleceu sua estrutura logística e participações acionárias. Ao todo, foram R$ 3 bilhões em investimentos, em valores atualizados, tanto na expansão da estrutura logística quanto nas operações internacionais.

 

Importantes conquistas Copersucar

Com a Copersucar S.A., foi feita a aquisição da empresa americana de etanol Eco-Energy, em 2012, e a associação à Cargill, para criar a joint venture Alvean, maior trading de açúcar do mundo, em 2014. Foram movimentos audaciosos da Companhia para a conquista de maior relevância e robustez no mercado global.

Mais recentemente, neste ano, oficializou a criação de mais uma joint venture, com a BP Biocombustíveis, otimizando, assim, o terminal de Paulínia (SP). “Em toda essa trajetória, contamos com o suporte dos nossos acionistas e conselheiros”, afirma o presidente executivo, Paulo Roberto de Souza.

 

Sustentabilidade e Compromisso Social

Na última década, a Companhia também reforçou o seu papel como promotora de um mundo mais sustentável. Além de comercializar o etanol, alternativa de energia veicular mais limpa e renovável, foi defensora do Acordo de Paris (COP21), aprovado em 2015, e que prevê ações para reduzir as emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE). Além disso, a Copersucar, atenta ao seu papel social, desenvolve o Programa Conecta, que atua na profissionalização de jovens, beneficiando diretamente centenas de pessoas nas comunidades onde está inserida.