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Nosso propósito

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Líder global na comercialização de açúcar e de etanol, a Copersucar S.A. possui um modelo único de negócio, que conecta o campo e a indústria sucroenergética ao mundo. Impulsionada pelo espírito cooperativo de seus acionistas, a companhia integra todos os elos da cadeia de valor da cana-de-açúcar e gera valor de forma sustentável, com produtos que atendem à demanda global crescente por alimento natural e energia renovável.

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O propósito da Copersucar foi construído em um trabalho colaborativo entre diretores e gerentes em 2017 e validado pelo Conselho de Administração em 2018. Essa definição mais abrangente direciona a maneira como os 641 colaboradores da companhia trabalham, dando mais clareza sobre qual a razão de existir da Copersucar, bem como o seu papel no setor sucroenergético e na sociedade. E, assim, geram prosperidade, bem-estar e benefícios ambientais, contribuindo com a sustentabilidade global por meio da negociação das duas commodities.

O propósito da Copersucar

Conectar o campo ao mundo provendo energia renovável e alimento natural para o bem-estar da sociedade.

Alimento natural

A atuação da Copersucar incentiva a produção sustentável de alimentos, a pesquisa e a inovação na agricultura e o funcionamento adequado dos mercados de commodities de alimentos

O açúcar, fonte de energia e de sabor para os alimentos, é um ingrediente milenar e 100% natural que está presente na cultura dos brasileiros e de diversos povos do mundo, contribuindo para uma dieta equilibrada, junto com a adoção de outros hábitos saudáveis, como a prática de atividades físicas. Como nutriente, está associado às políticas de segurança alimentar das nações. Nas safras 2016-2017 e 2017-2018, o Brasil produziu quase 80 milhões de toneladas de açúcar, o que representa cerca de 23% do volume consumido do alimento em todo o mundo nos últimos dois anos – segundo dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês).

A disseminação de informações relacionadas aos benefícios do açúcar é importante para que a população tenha padrões cada vez melhores de saúde e de qualidade de vida. Por isso, a Copersucar apoiou iniciativas como a campanha “Doce Equilíbrio”, realizada pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) para informar a sociedade sobre como manter um consumo equilibrado do alimento (leia mais aqui).

Para uma vida mais saudável, a Copersucar também investe na educação e no estímulo a mudanças de hábitos alimentares das comunidades próximas aos seus terminais, por meio de palestras sobre alimentação saudável e outros temas relacionados que ocorrem dentro dos Fóruns em Roda – parte do Programa Conecta, sua plataforma de investimento social privado (saiba mais aqui).

Energia renovável

A comercialização de etanol no Brasil e em mercados internacionais estimula o uso de um biocombustível renovável, produzido a partir de uma matéria-prima que contribui para o sequestro de CO2 da atmosfera, e a substituição dos derivados de petróleo

O etanol de cana-de-açúcar é uma alternativa pronta e economicamente viável para substituir os combustíveis fósseis e reduzir as emissões de CO2 que contribuem para o aquecimento global. A Copersucar, em parceria com a UNICA e outras associações do setor sucroenergético, apoia a regulamentação do RenovaBio, política pública aprovada pelo governo federal, em 2017, que estabelece mecanismos para a descarbonização da cadeia de combustíveis nacionais.

O RenovaBio vai ao encontro do compromisso de redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) assumido pelo Brasil na COP-21, em 2015, ano em que o Acordo de Paris foi celebrado com o intuito de impedir que a temperatura do planeta aumente além de 2°C em relação aos níveis pré-industriais. A Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC, na sigla em inglês) do país prevê a redução das emissões em 37%, até 2025, e uma contribuição indicativa subsequente de 43% de redução, até 2030, na comparação com os níveis de 2005.

Estudo elaborado pelo Ministério do Meio Ambiente aponta que o setor sucroenergético tem potencial para mitigar 756 milhões de toneladas de CO2 equivalente no período entre 2020 e 2030, frente a um investimento de R$ 160 bilhões para expansão e modernização.

Na safra 2017-2018, o etanol teve maior participação na matriz de combustíveis do Brasil, com crescimento de 3,1% nas vendas, para 26,5 bilhões de litros em relação ao período anterior, enquanto o consumo total de gasolina C no país, já com a mistura de 27% de etanol anidro, registrou queda de 1,4%, para 43,1 bilhões de litros. A melhoria do mix de etanol deve-se ao incremento de 7,2% nas vendas do produto hidratado nos postos de abastecimento, atingindo 14,9 bilhões de litros, de acordo com dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) compilados pela União da Indústria da Cana-de-Açúcar (UNICA).

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Modelo de negócio

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Conectar o campo ao mundo é o papel da Copersucar, promovendo a geração de valor sustentável em todos os elos da cadeia de valor da cana-de-açúcar

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Somos desafiadores:

Questionamos os limites e nos colocamos desafios. Somos empreendedores. Fazemos acontecer com ética e seriedade.

Somos responsáveis:

Para nós, o combinado não sai caro. Fazemos o que falamos. Assumimos riscos considerando os impactos de curto e longo prazo das nossas decisões e ações.

Somos ágeis:

Temos senso de urgência, mas pensamos antes de agir. Respondemos de forma rápida às necessidades do mercado e de nossos clientes, com processos flexíveis e eficientes.

Somos profissionais:

Valorizamos a meritocracia e a alta performance. Estimulamos o diálogo e o aprendizado. Investimos no desenvolvimento das pessoas e reconhecemos suas ideias e contribuições.

Somos colaborativos:

Atuamos em rede. Agimos de forma integrada e global. Compartilhamos opiniões, conhecimentos e experiências em busca do desenvolvimento do negócio e das pessoas.

A estratégia da Copersucar, apoiada em três pilares (internacionalização, crescimento e ganhos estruturais), foi atualizada em 2017. As prioridades estratégias até 2021 passaram a se concentrar em três principais alavancas de resultado com diretrizes voltadas para o fortalecimento da presença nos principais mercados de açúcar no mundo; a consolidação da oferta e a ampliação dos ganhos estruturais nos negócios relacionados ao etanol, e o aumento da capacidade, utilização e otimização dos ativos logísticos. Os investimentos realizados no último biênio tiveram como objetivo fortalecer a estratégia e garantir a maximização do retorno aos acionistas.

A cadeia produtiva começa nas usinas que possuem gestão própria e fabricam o açúcar e o etanol comercializados com exclusividade pela Copersucar S.A. aos clientes no Brasil e no exterior.

A integração entre as usinas e o mercado consumidor é feita por meio de uma estrutura logística própria, pelos terminais multimodais em Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, o Terminal Açucareiro Copersucar, em Santos, e o terminal de combustíveis em Paulínia (SP), que passou a ser uma joint-venture entre a Copersucar e a BP Biocombustíveis, a partir de março de 2018 (saiba mais aqui). Na rede logística, a Copersucar é responsável desde a retirada do açúcar e do etanol nas usinas até a entrega dos produtos aos clientes, utilizando-se dos modais de transporte rodoviário, ferroviário e marítimo, além do etanolduto, que conecta as regiões produtoras aos principais centros consumidores.

As empresas investidas complementam o modelo de atuação, impulsionando o crescimento dos negócios com o compartilhamento de investimentos e de riscos. Entre elas destacam-se: a Alvean, joint-venture controlada pela Copersucar e pela Cargill, que tem ampliado sua participação na comercialização de açúcar em mercados estratégicos do exterior; e a Eco-Energy, uma das líderes na comercialização de biocombustíveis nos Estados Unidos, cuja aquisição de 100% do capital foi finalizada na safra 2016-2017 e posicionou a Copersucar como uma das maiores comercializadoras de biocombustíveis do mundo.

Na safra 2017-2018, a Alvean comercializou 12,2 milhões de toneladas de açúcar no mercado global, das quais 7,9 milhões foram originadas no Brasil, incluindo o volume fornecido pela Copersucar. A empresa é líder global nesse mercado, com 32% de participação. A Eco-Energy, por sua vez, comercializou 9,8 bilhões de litros de etanol, sendo responsável por cerca de 16% do mercado de etanol nos Estados Unidos.

100% de participação acionária na Eco-Energy

Atua na comercialização e distribuição de biocombustíveis nos Estados Unidos. As operações combinadas da Copersucar e da Eco-Energy constituem a maior plataforma global de biocombustíveis.

50% de participação acionária na Alvean

Especialista na originação, comercialização e trading de açúcar cristal bruto e branco, a Alvean (joint-venture com a Cargill) possui escritórios comerciais em oito países e operações em todos os continentes.

50% de participação acionária no terminal de combustíveis em Paulínia

Em uma joint-venture com a BP Biocombustíveis, o terminal de combustíveis em Paulínia, no estado de São Paulo, tem capacidade de armazenagem de 180 milhões de litros de etanol.

24,72% de participação acionária na Logum*

Empresa criada para viabilizar um sistema integrado de distribuição de etanol por dutos.

16,93% de participação no CTC

É o maior centro de desenvolvimento de biotecnologia de cana-de-açúcar do mundo e conta com a participação dos principais players do setor sucroenergético.

*Corresponde à participação direta de 20,81% somada à participação indireta, via Uniduto, de 3,91%

1 Terminal Multimodal Copersucar
(São José do Rio Preto-SP)
2 Terminal Multimodal Copersucar
(Ribeirão Preto-SP)
3 Terminal de combustíveis
(Paulínia-SP)
4 Terminal Açucareiro Copersucar
(Santos-SP)
1 Grupo Econômico Balbo – Usina Santo Antonio (Sertãozinho-SP) 2 Grupo Econômico Balbo – Usina São Francisco (Sertãozinho-SP) 3 Usina Uberaba (Uberaba-MG) 4 Caçu (Vicentinópolis-GO) 5 Cerradão (Frutal-MG) 6 Cocal Narandiba (Narandiba-SP) 7 Cocal Paraguaçu Paulista (Paraguaçu Paulista-SP) 8 Ferrari (Pirassununga-SP) 9 Furlan Avaré (Avaré-SP) 10 Furlan Santa Bárbara (Santa Barbara D’Oeste-SP) 11 Ipiranga Descalvado (Descalvado-SP) 12 Ipiranga Iacanga (Iacanga-SP) 13 Ipiranga Mococa (Mococa-SP) 14 Jacarezinho (Jacarezinho-PR) 15 Melhoramentos (Jussara-PR) 16 Melhoramentos Nova Londrina (Nova Londrina-PR) 17 Pedra Agroindustrial – Usina Buriti (Buritizal-SP) 18 Pedra Agroindustrial – Usina da Pedra (Serrana-SP) 19 Pedra Agroindustrial – Usina Ipê (Nova Independência-SP) 20 Pitangueiras (Pitangueiras-SP) 21 Santa Adélia Jaboticabal (Jaboticabal-SP) 22 Santa Adélia Pereira Barreto (Pereira Barreto-SP) 23 Santa Adélia Pioneiros (Sud Mennucci-SP) 24 Santa Lúcia (Araras-SP) 25 Santa Maria (Cerquilho-SP) 26 São José da Estiva (Novo Horizonte-SP) 27 São Luiz S.A. (Ourinhos-SP) 28 São Manoel (São Manuel-SP) 29 Umoe Bioenergy II (Sandovalina-SP) 30 Viralcool Castilho (Castilho-SP) 31 Viralcool Destilaria Santa Inês (Sertãozinho-SP) 32 Viralcool Pitangueiras (Pitangueiras-SP) 33 Zilor – Barra Grande (Lençóis Paulista-SP) 34 Zilor – Açucareira Quatá (Quatá-SP) 35 Zilor – Açucareira Zillo Lorenzetti (Macatuba-SP)

2017

• Anuário Valor 1000:

Eleita a melhor e maior empresa do setor de açúcar e álcool e a 18ª maior empresa do Brasil. Foi reconhecida por sua safra positiva do biênio 2016/2017 e recebeu destaque em três dos oito critérios avaliados: receita líquida, rentabilidade e giro do ativo.

• Anuário Melhores do Agronegócio/Globo Rural:

Premiada nas categorias Bioenergia e Comércio Exterior.

• Anuário Época 360°:

Eleita a 1ª em Governança Corporativa no Agronegócio e 18ª maior empresa brasileira em receita líquida.

2016

• Empresas Mais/O Estado de S. Paulo:

Eleita uma das 10 Empresas Líderes em Governança.

• Prêmio MarCO/Época Negócios:

A Copersucar é eleita a “marca de maior prestígio” na categoria Agronegócio.

• Premium Suppliers:

A Copersucar recebe o troféu bronze da Coca-Cola Femsa Brasil, pela busca e aperfeiçoamento contínuo de qualidade.

Nossa governança

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A Copersucar é composta por 20 grupos econômicos, que possuem 35 usinas produtoras e formam seu corpo de acionistas. Desde a fundação, em 2008, a companhia adota as melhores práticas de governança corporativa e conta com uma gestão executiva profissional. A companhia possui uma estrutura de gestão alinhada às diretrizes do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).

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O mais alto órgão de governança da Copersucar é a Assembleia Geral de Acionistas, que elege o Conselho de Administração – formado por 11 membros para um mandato de dois anos. Os membros do Conselho podem ser reeleitos e dois deles são independentes.

Para apoiar o processo de tomada de decisão e a avaliação do contexto de atuação da Copersucar, o Conselho de Administração conta com o apoio de comitês de assessoramento, que funcionam permanentemente (veja no quadro abaixo).

A execução da estratégia de negócios da Copersucar fica a cargo da Diretoria Executiva, que reúne um grupo de seis diretores e o presidente executivo, responsáveis pela administração e acompanhamento dos resultados operacionais da companhia. Em março de 2018, a Copersucar promoveu uma reformulação de sua estrutura executiva, visando a uma gestão ainda mais integrada e focada nos diferentes negócios.

Todos os responsáveis pela governança da Copersucar são capacitados para as políticas e diretrizes anticorrupção da companhia, conforme a identificação de demandas decorrentes de alterações na legislação ou outros fatores.

    Composição do Conselho de Administração

  • Presidente
  • Luís Roberto Pogetti
  • Conselheiro
  • Antonio Eduardo Tonielo
  • Conselheiro
  • Antonio José Zillo
  • Conselheiro
  • Carlos Dinucci
  • Conselheiro
  • Carlos Ubiratan Garms
  • Conselheiro
  • Clésio Antonio Balbo
  • Conselheiro – Membro Independente
  • Geraldo José Carbone
  • Conselheiro – Membro Independente
  • José Luciano Duarte Penido
  • Conselheiro
  • Luiz Roberto Kaysel Cruz
  • Conselheiro
  • Norberto Bellodi
  • Conselheiro
  • Sandro Henrique Sarria Cabreira

    Composição da Diretoria Executiva

  • Presidência Executiva
  • Paulo Roberto de Souza
  • Diretoria Comercial e de Planejamento
  • Pedro Paranhos
  • Diretoria de Logística
  • Paulo Roberto de Souza (interinamente)
  • Diretoria de Estratégia, Participações e Relações com Usinas
  • Tomas Manzano
  • Diretoria de Administração, Finanças e de Relações com Investidores
  • Augusto Durand
     
  • Diretoria de Gente e Gestão
  • André Camargo
  • Diretoria Jurídica e de Governança
  • Julio Boada

Formação e relacionamento com acionistas

A Copersucar realizou, na safra 2017-2018, a primeira edição do Programa de Formação e Relacionamento com Acionistas, que contou com 17 representantes dos grupos econômicos controladores da companhia. O objetivo da ação é estreitar o relacionamento e aprimorar o conhecimento desse público sobre o modelo de negócio, as operações, a estrutura de governança corporativa da Copersucar, bem como aperfeiçoar competências técnicas e de gestão.

Os módulos do Programa, com carga horária de 130 horas, foram ministrados sob a supervisão acadêmica do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) e contaram com a participação dos executivos da Copersucar. Além disso, a grade curricular incluiu visitas ao Terminal Açucareiro Copersucar (TAC) e ao terminal de combustíveis em Paulínia.

Ao final do programa, os participantes apresentaram projetos que se aplicam à realidade da Copersucar e propuseram melhorias nos resultados e no relacionamento entre a companhia, as usinas sócias e os clientes. Uma segunda turma do programa, com 19 participantes, foi aberta na safra 2018-2019.

Ética e conformidade dos negócios

Na construção do relacionamento com seus diferentes públicos, a Copersucar tem o compromisso de preservar a ética e os valores que norteiam a condução dos negócios com integridade e transparência. Essas diretrizes estão expressas no Código de Conduta e Ética nos Negócios, que orienta a atuação de todos os colaboradores e da alta administração na gestão da companhia. Todos os colaboradores do escritório e dos terminais, quando admitidos, são inseridos no Programa de Integração, que aborda, entre outros aspectos, os conceitos trazidos no documento.

Em março de 2018, a Copersucar capacitou 100% dos colaboradores, em todas as suas unidades, em uma série de treinamentos para reforçar os conceitos e a importância do Código de Conduta e Ética. A capacitação incluiu temas como respeito à legislação brasileira, segurança, relação com clientes e fornecedores, entre outros aspectos relevantes para o crescimento sustentável dos negócios.

O Canal Ético está aberto para que os colaboradores esclareçam dúvidas sobre os valores éticos e relatem situações do cotidiano que possam estar em desacordo com as diretrizes do Código de Conduta e Ética. A ferramenta, gerenciada por empresa externa e independente, também está disponível aos demais públicos da companhia e pode ser acessada, de forma confidencial ou anônima, por meio do site, e-mail ou telefone.

Atenta a toda a sua cadeia de valor, a Copersucar também possui o Código de Conduta e Ética de Fornecedores, que define as diretrizes a serem seguidas pelos parceiros que prestam serviços e fornecem materiais para a companhia. No último biênio, 111 fornecedores, em um universo de 508 parceiros cujos contratos foram avaliados corporativamente pela área de suprimentos, já formalizaram sua adesão ao Código, assegurando seu comprometimento com as boas práticas e a gestão responsável dos impactos socioambientais em suas atividades.

0800 702 2312
de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 17h50
(somente português)

canaleticocopersucar@tmf-group.com
(português ou inglês)

Gestão de riscos

A Copersucar vem em constante evolução no seu modelo de gestão de riscos. Em 2016 iniciou um processo para ampliar essa gestão e reunir, em uma matriz única, todos os riscos de seu modelo de negócios, voltados aos aspectos financeiros, operacionais e de mercado.

Esse trabalho foi suportado por uma metodologia que inclui a análise da vulnerabilidade, impacto e respostas aos riscos, considerando a efetividade dos planos de mitigação já existentes. Soma-se a essa metodologia a busca por indicadores de acompanhamento, com o intuito de antever eventuais ocorrências, bem como oportunidades e o desenvolvimento de plano de continuidade dos negócios.

Para a aplicação desse modelo, a Copersucar conta com estrutura dedicada à gestão de riscos. A Auditoria Interna, ligada diretamente ao Comitê Financeiro, Auditoria e Gestão de Risco do Conselho de Administração, complementa a governança da gestão do tema na Copersucar. Com o suporte de uma consultoria externa independente, o modelo de auditoria interna da companhia está alinhado com as melhores práticas do mercado, e tem sido bastante efetivo e contribuído para o aprimoramento e compliance dos processos.

Avanços na gestão

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A fim de aprimorar seus processos e controles internos, a Copersucar melhora continuamente as ferramentas disponíveis para o gerenciamento e administração de seus negócios. Com maior eficiência em suas áreas administrativas, a companhia ganha agilidade para tomar decisões estratégicas e direcionar seus negócios de compra e venda de açúcar e etanol e de logística.

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Na safra 2016-2017, a Copersucar promoveu a aplicação de uma pesquisa de marca e imagem com os principais públicos de relacionamento da companhia. O objetivo da sondagem foi avaliar a comunicação, o relacionamento e o grau de conhecimento sobre a Copersucar por uma amostra representativa dos elos de sua cadeia de negócios.

Os públicos envolvidos nessa pesquisa foram bancos e seguradoras, clientes, usinas sócias, operadores logísticos, entidades setoriais, órgãos do poder público e imprensa. Todos os grupos de entrevistados apontaram a Copersucar como a empresa mais lembrada do setor de açúcar e etanol. O relacionamento com a companhia é considerado ótimo por 72,1% dos clientes, 60,5% dos representantes das usinas e 58,7% dos operadores logísticos entrevistados.

O levantamento complementou a pesquisa de engajamento realizada, em 2017, com os colaboradores, para aferir a adesão aos valores da nova cultura da empresa e avaliar aspectos de sua Política de Recursos Humanos (leia mais aqui).

Com foco no aprimoramento da cadeia de fornecimento, foi estruturado o processo de homologação de fornecedores, que tem como objetivo avaliar aspectos qualitativos, financeiros e de sustentabilidade nos novos e nos atuais parceiros estratégicos da Copersucar. A companhia também iniciou a elaboração da Política de Homologação de Fornecedores, que abrange as empresas que fornecem produtos e serviços considerados estratégicos para o negócio. Desde a safra 2017-2018, a maioria dos fornecedores que prestaram serviços contínuos concordam, por meio de cláusulas nos contratos firmados, em seguir o Código de Conduta e Ética de Fornecedores da companhia.

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