Categorias

Publicada por Copersucar 20/12/2017

Copersucar avança na criação de uma marca da liderança

Profissionais da Copersucar em encontro da Escola de Liderança, realizada em 2017. Divulgação/Copersucar

Profissionais da Copersucar em encontro da Escola de Liderança. Foto: Divulgação/Copersucar

Durante todo o ano de 2017, a Copersucar ampliou a formação de sua Marca da Liderança. Foram realizados cerca de 100 horas de treinamentos focados em todos os seus níveis de gestão. Um dos destaques, com bons resultados identificados em uma Pesquisa de Engajamento, foi para os módulos realizados com o primeiro nível de liderança que atua nos Terminais em Santos, Ribeirão Preto e Paulínia.

Por meio de módulos presenciais e trabalhos de coaching, os participantes têm a oportunidade de trocar conhecimentos e de se desenvolver em três dimensões: Empresa, Marca da Liderança e Individual. O conteúdo é todo personalizado e adaptado ao perfil dos profissionais da Copersucar.

No projeto focado em líderes de Terminais, participam 60 profissionais em cargos de encarregado, supervisor e coordenador. O objetivo é transformar situações do cotidiano de cada um desses líderes em experiências conscientes de aprendizado do que se espera de um Líder Copersucar. Eles tiveram aulas de: autoconhecimento, efetividade de liderança, comunicação, relacionamento produtivo, negociação e tratamento de conflitos, entre outros. A cada encontro, todos tinham de apresentar exemplos e o que tinham conseguido realizar até então.

A principal evolução notada foi na comunicação entre os envolvidos. Todos os setores consideram que o apontamento de problemas e a busca por soluções estão melhores, mais ágeis e mais objetivos. “Aplicamos o conhecimento no controle de recebimento e carregamento nos Terminais, melhoramos performance de equipamentos – até descobrimos um problema de elevador com esses exercícios e o solucionamos. O feedback e a solução de conflitos melhoraram muito”, explica Sandro Geraldo Chiquino, coordenador do Terminal Multimodal Copersucar de Ribeirão Preto.

Dentre as avaliações internas posteriores ao curso, como a Pesquisa de Engajamento, os funcionários dos Terminais são atualmente os que mais recomendariam a Copersucar para trabalhar, aqueles que se sentem mais orgulhosos, e com os índices mais altos de pertencimento ao sucesso da Companhia.

Níveis executivos também recebem formação especializada

Um programa personalizado tem sido aplicado também para coordenadores, gerentes e diretoria da Copersucar alocados nas áreas administrativas da Companhia. Com duração de dois anos, o objetivo é alavancar as competências de gestão de pessoas e de negócios de seus líderes. Na grade curricular estão palestras, fóruns, diálogos, projeto aplicativo, assessment e coaching individuais.

O projeto avançará em 2018, buscando levar a esses profissionais mais capacitação também na busca pelo desenvolvimento das três dimensões: Empresa, Marca da Liderança e Individual.

A ESCOLA DE LIDERANÇA PARA QUEM A APLICA

Depoimentos de funcionários da Copersucar

“De uma forma bem simples de entender, a Escola nos mostrou que a empresa não mediu esforços em fazer algo para o melhor de todos. Percebemos que o treinamento pode ajudar, inclusive em casa, se soubermos ouvir, tratar os assuntos de forma mais objetiva e trabalhar melhor com as partes.”
Edson Neves Almeida, supervisor de Segurança Patrimonial no Terminal Açucareiro Copersucar (TAC), em Santos

“Foi um treinamento de teoria e prática com aplicação imediata. Aprendemos com a Escola de Liderança a olhar para nós mesmos, quanto tempo gastávamos com tudo e como podemos melhorar. Uma lição que tirei: não dou mais respostas, faço perguntas.”
Joel Souza, supervisor de Manutenção no Terminal Açucareiro Copersucar (TAC), em Santos

“Antes não sabia como abordar quando tinha algo importante para resolver. Agora, se percebo algo para incentivar, converso individualmente. Não tinha essa noção, e aprendi a dividir esse ganho da Escola de Liderança com todos.”
Raimundo Pinheiro, encarregado de Operações no Terminal Açucareiro Copersucar (TAC), em Santos

Últimas notícias

20/01/2021
Atualizado, Canal Ético ganha atendimento bilíngue
A Copersucar reformulou o seu Canal Ético e agora disponibiliza atendimento também em inglês, com a nova gestão da ferramenta pela ICTS. “Temos escritórios na... ver mais
15/12/2020
RenovaBio: produtoras de biocombustível superam a meta de 2020
Uma das aliadas para que o Brasil cumpra o compromisso assumido no Acordo de Paris (França), em 2015, a Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio), em... ver mais
04/12/2020
Com foco na recertificação no RenovaBio, usinas padronizam indicadores de gestão ambiental
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) exige que as usinas de etanol certificadas no programa de incentivo aos biocombustíveis, o RenovaBio,... ver mais
16/11/2020
Fornecedor da Copersucar, Ambipar abastece sua frota com etanol
Prestador de serviços da Copersucar, o grupo multinacional Ambipar adotou, desde agosto, o etanol para 100% de sua frota de veículos leves, mirando a redução... ver mais
03/11/2020
Programa de reflorestamento envolve plantio e educação ambiental
Usina Jacarezinho, associada da Copersucar, já plantou 100 mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica e desenvolve ações de conscientização com a comunidade local. ver mais
15/10/2020
Evitar focos de incêndio é responsabilidade de todos
Os incêndios podem ocorrer durante todo o ano, principalmente em períodos caracterizados pelo clima seco, pouca chuva, ventos fortes e altas temperaturas. Sua proliferação traz... ver mais
15/10/2020
Grupo Pedra já recuperou 95% de suas APP no interior paulista
“Pode parecer comum para nós, mas o pessoal de fora do interior que vem para cá fica maravilhado, tirando fotos como loucos. Gente que nunca... ver mais
29/09/2020
Projeto ambiental recupera áreas nativas e reabilita fauna silvestre
A conservação ambiental é tema primordial na política de sustentabilidade da Copersucar. Um dos exemplos da eficácia de ações com foco na preservação e recuperação... ver mais