Categorias

Publicada por Copersucar 02/05/2018

Copersucar cria indicadores de performance para Usinas Sócias

Trator em lavoura de cana-de-açúcar

Usinas Sócias da Copersucar agora tem indicadores comuns para avaliação. Foto: Na Lata

A Copersucar deu mais um importante passo em seu papel ao conectar o campo ao mundo com eficiência e qualidade, ao definir, em conjunto com as Usinas Sócias, indicadores de performance para ambas as partes. Assim, todos os 20 grupos econômicos que formam as 35 associadas podem avaliar o trabalho e se adequar às necessidades dos clientes, além de garantir ganhos de escala.

O levantamento dessas informações qualitativas e quantitativas com as Usinas Sócias foi iniciado pela Companhia em setembro de 2017, por meio do Sistema Integrado de Melhoria Contínua (SIM), em busca da visão abrangente sobre toda a cadeia de valor, com a acurácia das informações de produção, passando pelo tempo de carregamento e até a qualidade do produto entregue ao cliente.

Agora, mensalmente, um comparativo dos resultados é enviado para as Usinas Sócias, com a identificação apenas da Usina destinatária. Além de conhecerem sua posição relativa perante as demais associadas, as usinas receberam um relatório detalhado com observações da empresa consultora, de forma a elaborar um plano de ação para cada uma das não conformidades identificadas. Os dados são de caráter privado para públicos externos.

 

Processos melhorados com auxílio de pesquisas

De forma complementar aos indicadores mensais, foram realizadas três pesquisas de avaliação para fornecer às Usinas e à Copersucar informações sobre melhoria contínua dos processos. A primeira avaliou as atividades da Copersucar e analisou o atendimento, e as outras duas focaram na visão que os clientes externos e as áreas da Companhia têm sobre as usinas.

De maneira geral, os clientes reconheceram o bom atendimento recebido nas usinas, e valorizaram a distribuição geográfica e a garantia de fornecimento. Também apontaram oportunidades de melhoria no tempo de resposta às reclamações. Todas essas ações serão mantidas e aprimoradas neste Ano-Safra 2018/2019.

Para a Copersucar, a relação com fornecedores e com clientes deve ser baseada em parcerias que buscam objetivos comuns, para que os ganhos sejam percebidos em toda a cadeia de valor.

Últimas notícias

15/10/2020
Evitar focos de incêndio é responsabilidade de todos
Os incêndios podem ocorrer durante todo o ano, principalmente em períodos caracterizados pelo clima seco, pouca chuva, ventos fortes e altas temperaturas. Sua proliferação traz... ver mais
15/10/2020
Grupo Pedra já recuperou 95% de suas APP no interior paulista
“Pode parecer comum para nós, mas o pessoal de fora do interior que vem para cá fica maravilhado, tirando fotos como loucos. Gente que nunca... ver mais
29/09/2020
Projeto ambiental recupera áreas nativas e reabilita fauna silvestre
A conservação ambiental é tema primordial na política de sustentabilidade da Copersucar. Um dos exemplos da eficácia de ações com foco na preservação e recuperação... ver mais
17/09/2020
Logística ferroviária e dutoviária reduz emissões de carbono
Abastecer os mercados interno e externo com açúcar e etanol exige uma complexa infraestrutura logística da Copersucar, que envolve terminais multimodais integrados por caminhões, trens... ver mais
14/09/2020
Zilor doa ventilador pulmonar de transporte para Quatá
A Zilor Energia e Alimento, um dos grupos econômicos sócios da Copersucar,  doou à Secretaria de Saúde do município de Quatá – SP, um aparelho ventilador... ver mais
04/09/2020
RenovaBio impacta positivamente a economia e os negócios da Copersucar
Um dos objetivos da Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio), instituída em 2017, é assegurar a previsibilidade ao mercado de combustíveis, induzindo ganhos de eficiência energética... ver mais
28/08/2020
Colaboradores da usina São José da Estiva recebem kit #NósCuidamos
A Usina São José da Estiva distribuiu aos colaboradores kits de proteção contra à Covid-19. Cada funcionário recebeu um frasco com álcool em gel; duas máscaras... ver mais
17/08/2020
Confiabilidade dos créditos de descarbonização é tema do segundo episódio do CoperCast
No segundo episódio do CoperCast,  João Roberto Teixeira, presidente da Copersucar, e Bruno Alves Pereira, gerente de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais da companhia contam... ver mais