Categorias

Publicada por Copersucar 11/07/2018

Feira do Empreendedor do Programa Conecta apresenta negócios dos alunos

Alunos do Conecta em Paulínia

Alunos do Conecta em Paulínia apresentaram seus projetos em uma das edições da feira. Foto: Programa Conecta

 

O Programa Conecta, iniciativa da Copersucar em parceria com o Instituto Crescer, atingiu mais uma etapa de sua missão socioeducativa: promoveu no final do primeiro semestre de 2018 a Feira do Empreendedor, para alavancar as ideias e os negócios dos alunos que passaram pelo curso.

Com visitação e atividades gratuitas, tais como palestras com especialistas e consultores, as feiras foram realizadas nas cidades de Paulínia, Santos e São José do Rio Preto, todas cidades no interior de São Paulo onde a Copersucar tem operação.

As cerca de mil pessoas que passaram pelos locais puderam conhecer as propostas de negócios dos alunos, que vão de sorveterias a impressão em 3D de peças para máquinas, passando por serviços como o de chef a domicílio, e gerando assim uma rede de networking e possíveis novos negócios.

 

Capacitação é fundamental

Leonardo de Matos, autor do livro “Quebrei – Guia politicamente incorreto do Empreendedorismo” e fundador de uma empresa de adubo orgânico, foi palestrante em São José do Rio Preto. O contato com a comunidade permitiu a ele ressaltar a necessidade da capacitação, que considera fundamental para a vida.

“Acredito que o empreendedorismo serve para qualquer coisa, e ter ‘planejamento-meta-foco’ é muito importante. Falamos a todos: capacite-se, e isso tem tudo a ver com o Programa Conecta. Mesmo se não montar negócio, a pessoa vai trabalhar para e com alguém, e ser capacitada é o que a fará melhorar”, disse Matos.

A Feira do Empreendedor de Rio Preto foi ainda destaque na TV local – clique aqui para assistir – contando a história de novas parcerias.

Já em Paulínia, Pedro Fadida, empresário e coach, falou sobre autoconhecimento e empreendedorismo. “Como eram jovens, a conversa foi indicar a eles que sempre estejam alinhando essa força de vontade com o desejo. No Programa Conecta, vi pessoas empolgadas, determinadas, acreditando em si e em transformar e fazer algo diferente do que vêm colhendo. As pessoas são bem abertas a poder fazer um alinhamento dessa procura, para desenvolver uma maior capacidade”, completou.

 

Comunidades já tem beneficiados

A Copersucar busca, a cada ano, melhorar o Programa Conecta, adequando-o às características dos municípios, às necessidades dos jovens e ao que o mercado está buscando, já que o objetivo é levar benefícios para a comunidade. Cinco turmas em Paulínia e três em Santos já foram formadas – Rio Preto forma sua turma inaugural neste primeiro semestre –, qualificando mais de 200 novos profissionais.

“O empreendedorismo vem se tornado uma opção de carreira cada vez mais cedo, seja porque a globalização e novas tecnologias estão promovendo grandes mudanças no trabalho como conhecemos, seja pelas dificuldades causadas pela crise econômica, que tem dificultado a conquista do primeiro emprego. Nosso papel é contribuir para o desenvolvimento e a capacitação desses jovens, o que é extremamente gratificante”, explica Luciana Allan, diretora técnica do Instituto Crescer.

Quer conhecer mais ou participar do Programa Conecta?

Inscreva-se para as próximas turmas:

Paulínia: https://bit.ly/2vcaFk3

Santos:  https://bit.ly/2GZl04r

São José do Rio Preto:  https://bit.ly/2EK3UW9

 

DEPOIMENTOS

“A feira foi muito importante pra mim, pois reuniu muitas pessoas que me ajudaram a criar ideias, ver novas possibilidades e oportunidades ao meu negócio, que vem aumentando o volume de vendas, e me ajudando a crescer cada dia mais.”

Rogério Rotti, aluno do Conecta e fundador da marca “Que isso? Brigadeiro”

 

“Entrei no Conecta e fui aprendendo, crescendo aos poucos e pesquisando o que eu queria. Foquei aqui e depois da feira começo a vender.”

Ana Cardoso, aluna do Conecta e criadora da “Rosa Choque Sorvetes” [à Record TV Rio Preto]

 

“Espero ter plantado uma sementinha [com a palestra em Rio Preto]. ‘Educação é a salvação’ é um adesivo que todos deveriam ter no carro. O jogo de cintura para superar os desafios é estar muito preparado. Se planta coisa boa, vem boa. Sorte não empurra sofá, vamos aprender e entrar nas redes de relacionamento que podemos construir com nosso talento”.

Leonardo de Matos, palestrante de Vendas e Empreendedorismo

 

“Tudo muito organizado, todos dispostos e sabendo o que fazer na Feira do Empreendedor. Disse aos que assistiram a palestra: não deixe só no plano das ideias, faça! Tenha ação na vida, e que em algum momento dentro desse querer individual, vai colocar esse tempero no mundo. As pessoas precisam compreender o quê o coração delas está querendo, para fazer um empreendimento daquele querer mais verdadeiro. Quando desperta essa vontade, tem mais vontade, consegue até em tempo mais rápido.”

Pedro Fadida, empresário e coach

Últimas notícias

16/02/2024
Copersucar reúne usinas em Ribeirão Preto para evento sobre Sustentabilidade
  A Copersucar realizou, no dia 1º de fevereiro, a segunda edição do Encontro de Sustentabilidade com Usinas Associadas, em Ribeirão Preto (SP). O evento... ver mais
24/01/2024
Copersucar abre edital de seleção de parceiro para projeto social
Está aberto o edital de chamamento para a seleção de organizações da sociedade civil para o desenvolvimento da nova edição do Programa Conecta, iniciativa da... ver mais
28/12/2023
Colaboradores do Terminal Açucareiro Copersucar marcam presença na Corrida Internacional de São Silvestre
Os corredores foram selecionados por seu desempenho na corrida de 10 km da Tribuna FM, realizada em maio deste ano ver mais
08/11/2023
Copersucar avança em sua estratégia de transição energética com o combustível renovável de aviação (SAF)
Copersucar, usinas associadas e Evolua Etanol obtiveram a certificação ISCC CORSIA, habilitando o ecossistema de negócios a comercializar em escala o etanol destinado à fabricação... ver mais
28/08/2023
SOU SIM premia projetos de melhorias implementados por colaboradores na Safra 22/23
Prêmio reconhece Kaizens realizados por colaboradores da Copersucar nos seus três terminais e na Sede na última safra. ver mais
12/07/2023
Copersucar atualiza e simplifica o Portal de Fornecedores
Plataforma está sendo atualizada, para simplificar os processos e encurtar o tempo de análise dos cadastros de fornecedores. ver mais
07/07/2023
Copersucar reforça campanha contra incêndios no campo
Companhia organizou webinar sobre as iniciativas previstas pelo Sistema Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais. ver mais
21/06/2023
Copersucar apresenta resultados da Safra 22/23 em evento em São Paulo
Na manhã desta terça-feira (20), a Copersucar recebeu, em evento realizado em São Paulo (SP), representantes de instituições financeiras e seguradoras para a apresentação dos... ver mais